Programa de Educação Tutorial como coletivo de autorreflexão na formação inicial

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DOI:

https://doi.org/10.37853/pqe.e202019

Resumo

A formação de professores no Brasil tem assumido, desde início dos anos 2000, a tendência da Investigação-Ação. Assim, temos como objetivo compreender o papel da reflexão no processo de Investigação-Ação como via para a aprendizagem no decorrer das experiências de formação inicial de professores de Ciências. Desta forma, analisamos e categorizamos por meio de análise temática de conteúdos os diários de formação de licenciandos da área de Ciências, participantes de Programa de Educação Tutorial (PETCiências). As categorias de análise foram definidas seguindo três eixos temáticos: i) níveis de reflexão, ii) tipos de reflexão e iii) conteúdo da reflexão. No estudo, evidenciamos o papel do diário de formação na formação inicial, trazendo oportunidades aos sujeitos que refletem sobre si mesmos por meio do processo formativo Investigação-Formação-Ação, sendo essa uma construção que se faz no coletivo que auxilia no desenvolvimento critico, autorreflexivo e agrega qualidade ao desenvolvimento profissional docente. 

Palavras-chave: Reflexão crítica. Narrativas. Diário de formação. Investigação-formação-ação.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Machado, R. C. D., Paz Meggiolaro, G. ., & Ismael da Costa Güllich, R. . (2020). Programa de Educação Tutorial como coletivo de autorreflexão na formação inicial. Pesquisa E Ensino, 1, e202019. https://doi.org/10.37853/pqe.e202019

Edição

Seção

Artigos