Inquietações, dificuldades e tomadas de decisão de futuros professores que estagiaram e ensinaram matemática na EJA

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202114

Resumen

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências de futuros professores que ensinaram matemática em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em particular, essas experiências estão relacionadas às inquietações, dificuldades e tomadas de decisão desses sujeitos quando desenvolveram o estágio de observação e regência na EJA. Como resultados, relatamos inquietações, dificuldades e tomadas de decisão de futuros professores que refletiram aspectos de ordem metodológica, pedagógica ou didática, fruto de problemas inerentes à EJA, a falta de políticas públicas e o silêncio institucional. Além disso, relatamos as dificuldades de estudantes da EJA, em relação a disciplina de matemática, as quais foram enfrentadas pelos futuros professores por meio de tomadas de decisão que resultaram na forma de condução ou mediação da aula e o uso de estratégias didáticas para ensinar matemática.

Palavras-chave: Inquietações. Dificuldades. Tomadas de decisão. Ensino de matemática. EJA.

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Publicado

2021-03-04

Cómo citar

Santos, A. S. dos ., Pereira dos Santos, C. ., Saturnino dos Santos, I. A. do V. ., & Silva, L. A. da . (2021). Inquietações, dificuldades e tomadas de decisão de futuros professores que estagiaram e ensinaram matemática na EJA. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202114. https://doi.org/10.37853/202114

Número

Sección

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos