A ética e a estética de educar: Sobre letramento em humanidades

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.943

Resumen

Qual a importância de uma educação decolonial? Para atender a letra da lei mas, antes, por uma formação ética. A reflexão sobre o valor normativo de certas culturas, decretado unilateralmente, merece que lhe prestemos atenção. No entanto, importa a forma como nos debruçamos sobre o tema e o colocamos em prática com as crianças, sempre por uma via estética e não estereotipada, aquilo que chamamos educação estética. A perspectiva decolonial requer um olhar sobre enfoques
epistemológicos/metodológicos que coloca como central as subjetividades subalternizadas e excluídas; supõe interesse por produções de conhecimento distintas daquelas oriundas da modernidade ocidental. O presente texto apresenta trabalho executado com as crianças, pela escola Aldeia onde atuamos em defesa do ambiente escolar como espaço de inovação, decolonização de mentes e zelo pela integridade emocional das crianças e seus professores. A Aldeia compreende a Educação como prática da liberdade e a escola como ambiente de questionamento.

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Publicado

2022-12-08

Cómo citar

Parrode, C. N. C. ., & Moraes, F. C. S. (2022). A ética e a estética de educar: Sobre letramento em humanidades. Pesquisa E Ensino, 3(1), 35–49. https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.943