Ensino de língua portuguesa e educação humanizadora: protagonismo linguístico e emancipatório em tempo de crise

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.947

Resumen

Este artigo objetiva refletir sobre o ensino remoto, em Língua Portuguesa, nesse contexto, de pandemia da Covid-19. Para tanto, apresentar-se-á uma análise de diários de bordo de alunos de 1º semestre de cursos tecnológicos. O artigo dividir-se-á em três partes. A primeira, estudos desenvolvidos por Rajagopalan (2003), Pennycook (1998; 1999) et al. para melhor elucidar a educação linguística, como ponto crucial de discussão acerca do ensino de Língua Portuguesa. A segunda parte, relaciona-se à análise dos depoimentos de alunos de faculdade de tecnologia com relação ao uso da ferramenta Teams, adotada pelo Centro Paula Souza, para a modalidade de ensino remoto. E, a última parte, a apresentação de um Projeto de Oficina de Leitura, desenvolvido por alunos de 1º semestre, em Comunicação e Expressão. Assim, além da ênfase ao ensino remoto, buscar-se-á evidenciar a importância do trabalho com projetos, no ensino da língua materna, em cursos tecnológicos.

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Biografía del autor/a

Rosana Helena Nunes, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Indaiatuba , SP, Brasil

 

 

Kleber Aparecido da Silva , Universidade de Brasília, Brasilia, DF, Brasil

 

 

 

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Publicado

2022-12-08

Cómo citar

Nunes, R. H., & Silva , K. A. da. (2022). Ensino de língua portuguesa e educação humanizadora: protagonismo linguístico e emancipatório em tempo de crise . Pesquisa E Ensino, 3(1), 166–188. https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.947