Ensino de língua portuguesa e educação humanizadora: protagonismo linguístico e emancipatório em tempo de crise
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.947Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre o ensino remoto, em Língua Portuguesa, nesse contexto, de pandemia da Covid-19. Para tanto, apresentar-se-á uma análise de diários de bordo de alunos de 1º semestre de cursos tecnológicos. O artigo dividir-se-á em três partes. A primeira, estudos desenvolvidos por Rajagopalan (2003), Pennycook (1998; 1999) et al. para melhor elucidar a educação linguística, como ponto crucial de discussão acerca do ensino de Língua Portuguesa. A segunda parte, relaciona-se à análise dos depoimentos de alunos de faculdade de tecnologia com relação ao uso da ferramenta Teams, adotada pelo Centro Paula Souza, para a modalidade de ensino remoto. E, a última parte, a apresentação de um Projeto de Oficina de Leitura, desenvolvido por alunos de 1º semestre, em Comunicação e Expressão. Assim, além da ênfase ao ensino remoto, buscar-se-á evidenciar a importância do trabalho com projetos, no ensino da língua materna, em cursos tecnológicos.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.