Ensino remoto na Universidade em contexto de pandemia: implicações à formação de pedagogos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.960

Resumen

Esse estudo partiu do seguinte problema: Como a pandemia da covid-19 repercutiu na formação dos licenciados em pedagogia? O objetivo geral foi compreender como a pandemia da covid-19 repercutiu na formação dos licenciados em pedagogia. No percurso metodológico as análises tomaram como base um estudo empírico realizado em 2022, na abordagem qualitativa, que se utilizou de um questionário como instrumento de coleta de dados. Os participantes foram cinco estudantes de um curso de pedagogia de uma Universidade pública do Ceará. A fundamentação teórica baseou-se nos autores: Carvalho, Cunha e Quiala (2021); Franco (2016) e Nóvoa (2002). Os dados revelaram que a pandemia interferiu na formação dos pedagogos, visto que dificultou o acesso as aulas em decorrência da fragilidade ao acesso à internet, o cansaço físico e mental e o conhecimento insuficiente a respeito do manuseio de tecnologias digitais. Portanto, os professores necessitam de subsídios para conhecer esses aplicativos e plataformas, a fim de desenvolverem práticas pedagógicas mais criativas e transformadoras.

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Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Pimentel Silva, S. ., Ramos Barroso, F. J., & Mirtiel Frankson Moura Castro, F. . (2022). Ensino remoto na Universidade em contexto de pandemia: implicações à formação de pedagogos . Pesquisa E Ensino, 3(2), 180–194. https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.960