Formação continuada de professores da educação básica e a inserção de tecnologias educacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.961

Resumen

O foco deste artigo são os desafios a serem enfrentados na formação continuada dos professores da educação básica quando ao desenvolvimento profissional no que tange as tecnologias educacionais (TICS). Toma por referência uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar a formação continuada para a inserção das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas da educação básica. A abordagem da pesquisa é qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado aos professores e pedagogos. Os fundamentos consideram Marcelo (2006, 2009, 2021); Nóvoa (2019), Saviani (2012), entre outros. Os resultados indicam que a formação continuada motivou os professores a inserirem as TICS na prática pedagógica e evidenciou a necessidade de investir nas condições dos equipamentos tecnológicos das escolas, pois ainda são precários impossibilitando a imersão de professores e estudantes em aprendizagens com a imersão em tecnologias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Archivos adicionales

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Paulin Romanowski, J., Koffke Buff Rotini, B. ., & Aparecido Pinhelli Mendes, A. . (2022). Formação continuada de professores da educação básica e a inserção de tecnologias educacionais. Pesquisa E Ensino, 3(2), 195–212. https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.961