O ensino e aprendizagem para o letramento literário na formação docente de Letras: um estudo na Linguística Aplicada
DOI :
https://doi.org/10.53282/pqe.v4i1.1001Résumé
Esta pesquisa está na área da linguística aplicada (Moita Lopes, 2006; Fabrício, 2006; Souto Maior, 2022; 2023), dos estudos discursivos bakhtinianos (Bakhtin, 2003; Volóchinov, 2017), da formação de professores (Pimenta, 1999; Souto Maior; Luz, 2022) e do letramento literário (Cosson, 2009; 2020; Souto Maior; Lima, 2018) Nosso objetivo é refletir sobre a formação de professores, analisando os discursos sobre ensino em interações em sala de aula e no Projeto Político do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Metodologicamente nos inscrevemos na linha qualitativa de pesquisa (Lüdke; André, 1986; Oliveira, 2008) e na abordagem interpretativa do discurso (Souto Maior, 2022). A partir dos resultados, destacamos a noção do ensino da literatura que visa à criticidade do/a estudante ao longo de uma prática mais ativa em relação à literatura e a pluralidade de gêneros que circundam o processo de ensino e aprendizagem.
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