Quando o objeto de estudo é a Educação de Jovens e Adultos: estudos de revisão bibliográfica

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DOI:

https://doi.org/10.37853/202118

Resumo

Este artigo visa apresentar um Estudo de Revisão Bibliográfica da produção científica sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA), em edições especiais de Educação Estatística e Educação Matemática Inclusiva, de 2011 a 2019. Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica que se situa no campo das pesquisas educacionais de abordagem qualitativa, descritiva e analítica. A partir da análise de conteúdo dos nove artigos encontrados, elaboraram-se cinco categorias e explicitadas as tendências: EJA e Ensino de Estatística; EJA e saberes matemáticos; EJA e projeto de pesquisa; EJA e inclusão e, EJA e revisão da literatura. Os resultados apontaram um macrocontexto – Educação Matemática, e dois microcontextos – Educação Estatística e Educação Matemática Inclusiva. Juntos, esses contextos podem funcionar como abordagens transformadoras na Educação de Jovens e Adultos, favorecendo a criação de ambientes de aprendizagem, tornando os estudantes da Educação de Jovens e Adultos agentes dos seus processos de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Educação estatística. Educação matemática inclusiva. Revisão bibliográfica.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Lima, R. F. (2021). Quando o objeto de estudo é a Educação de Jovens e Adultos: estudos de revisão bibliográfica. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202118. https://doi.org/10.37853/202118

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens Transformadoras na Educação Jovens e Adultos