Monitoria Digital: trabalhando com o resumo acadêmico em tempos de pandemia

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DOI :

https://doi.org/10.37853/202133

Résumé

Abordamos a produção de resumos acadêmicos, considerando as vozes na escrita e as relações de diálogo que se constroem na produção desses. Objetiva descrever experiências das estudantes monitoradas no curso Introdução à leitura e escrita acadêmicas, realizado em tempos de Pandemia, na produção de resumos em artigo científico. Consideramos monitoria digital (Monroe, 1974), leitura e letramentos (Lemke, 2010), tecnologias educacionais (Kenski, 2003; Capuchinho & Silva, 2020), relações dialógicas (Freire, 1987; Amarilla Filho, 2011) e resumo (Carvalho, 2015). Em práticas didáticas diferenciadas com a participação de alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Tocantins, a monitoria trabalhou teoria e práxis de leitura e escrita. Esse ambiente de interação entre discentes, monitores e professora proporcionou um aprendizado de forma remota e diferenciada, ressignificando as práticas de ensino-aprendizagem através de plataformas de tecnologia educacional. Portanto, redescobriram-se métodos para boa leitura e escrita em reinterpretação mais dinâmica. 

Palavras-chave: Monitoria digital. Ensino remoto. Tecnologia digital. Pandemia. Resumo.

Palavras-chave: Monitoria Digital, Ensino Remoto, Tecnologia Digital, Pandemia. Resumo.

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Publié-e

2021-04-15

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Lourenço , E. D. T., Araújo, J. R. de ., Lopes, P. C. P., Silva, R. L. da ., & Capuchinho, A. C. (2021). Monitoria Digital: trabalhando com o resumo acadêmico em tempos de pandemia. Pesquisa E Ensino, 2(2), 202133. https://doi.org/10.37853/202133

Numéro

Rubrique

Dossiê - Narrativas e práticas: educação em tempos de pandemia