Complexidade e transdisciplinaridade: aspectos didáticos por outra via

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.941

Résumé

A educação, nas últimas décadas, tem vivenciado um contexto que reafirma os ideais neoliberais, no entanto, em contraposição surge a necessidade de emergir proposições didáticas contemporâneas pautadas nos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade por favorecer um pensar e repensar a educação, as ações didáticas e a vida por outras vias. Devido a isso, o presente artigo objetiva apresentar aspectos centrais da didática a partir de uma via contemporânea e contra hegemônica embasada na epistemologia da complexidade e em concepções da transdisciplinaridade com base em Santos (2010), Suanno (2015a, 2015b) e Moraes (2015, 2021). Para tal, foi realizada a leitura na íntegra e a identificação de elementos marcantes apresentados por cada uma das pesquisadoras citadas. Assim, se percebe que a educação, bem como os aspectos didáticos que a permeiam E exigem uma mudança de via, que acontecem a partir de reformas do pensamento e, consequentemente, da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2022-12-08

Comment citer

Tavares, R. G. ., & Suanno, M. V. R. . (2022). Complexidade e transdisciplinaridade: aspectos didáticos por outra via . Pesquisa E Ensino, 3(1), 75–95. https://doi.org/10.53282/pqe.v1i1.941