Identidades Docentes: uma análise dos conteúdos, metodologias e discursos dos licenciandos na disciplina Didática da Universidade de Brasília durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.957Resumo
Este artigo tem como objetivo conhecer que identidades docentes têm sido construídas durante a formação inicial de professores, a partir da disciplina Didática Fundamental, no contexto do ensino remoto, na Universidade de Brasília (UnB). A discussão teórica ancora-se em Candau (2012), Farias et al. (2009), Veiga (2004; 2009), Nóvoa (2000) e Pimenta (1999). Os documentos analisados para alcançar os objetivos foram: o plano de ensino do primeiro semestre de 2020 de uma das turmas de Didática; textos e demais materiais disponibilizados para os estudantes; e algumas atividades realizadas durante a execução da disciplina. Preliminarmente, a análise destes documentos indicou que, mesmo em condições de ensino remoto, a disciplina Didática Fundamental é um componente que valoriza a articulação entre teoria e prática e preza pelas dimensões política, técnica e afetiva na constituição das identidades dos docentes formados na Universidade de Brasília.
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