Identidades Docentes: uma análise dos conteúdos, metodologias e discursos dos licenciandos na disciplina Didática da Universidade de Brasília durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.957Resumen
Este artigo tem como objetivo conhecer que identidades docentes têm sido construídas durante a formação inicial de professores, a partir da disciplina Didática Fundamental, no contexto do ensino remoto, na Universidade de Brasília (UnB). A discussão teórica ancora-se em Candau (2012), Farias et al. (2009), Veiga (2004; 2009), Nóvoa (2000) e Pimenta (1999). Os documentos analisados para alcançar os objetivos foram: o plano de ensino do primeiro semestre de 2020 de uma das turmas de Didática; textos e demais materiais disponibilizados para os estudantes; e algumas atividades realizadas durante a execução da disciplina. Preliminarmente, a análise destes documentos indicou que, mesmo em condições de ensino remoto, a disciplina Didática Fundamental é um componente que valoriza a articulação entre teoria e prática e preza pelas dimensões política, técnica e afetiva na constituição das identidades dos docentes formados na Universidade de Brasília.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.