Identidades Docentes: uma análise dos conteúdos, metodologias e discursos dos licenciandos na disciplina Didática da Universidade de Brasília durante o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.957Resumo
Este artigo tem como objetivo conhecer que identidades docentes têm sido construídas durante a formação inicial de professores, a partir da disciplina Didática Fundamental, no contexto do ensino remoto, na Universidade de Brasília (UnB). A discussão teórica ancora-se em Candau (2012), Farias et al. (2009), Veiga (2004; 2009), Nóvoa (2000) e Pimenta (1999). Os documentos analisados para alcançar os objetivos foram: o plano de ensino do primeiro semestre de 2020 de uma das turmas de Didática; textos e demais materiais disponibilizados para os estudantes; e algumas atividades realizadas durante a execução da disciplina. Preliminarmente, a análise destes documentos indicou que, mesmo em condições de ensino remoto, a disciplina Didática Fundamental é um componente que valoriza a articulação entre teoria e prática e preza pelas dimensões política, técnica e afetiva na constituição das identidades dos docentes formados na Universidade de Brasília.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.