Epistemologia e a formação de professores da Educação Básica: primeiras aproximações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.954

Abstract

A epistemologia é o ramo da filosofia dedicado ao estudo da natureza, origem e limites do conhecimento humano. O campo da Formação de Professores historicamente tem sido marcado por avanços e retrocessos, que ao longo dos anos vem desencadeando enlaces contraditórios na área e, que, tem o professor como principal sujeito implicado pelas disputas políticas e ideológicas. A forma como os professores pensam e organizam seu trabalho pedagógico, com vistas aos processos de ensino e aprendizagem diz respeito à perspectiva epistemológica em que se sustenta sua formação – inicial e/ou continuada – e de como ela se materializa na prática cotidiana na escola. O artigo tem por objetivo analisar, por meio de um estudo de revisão bibliográfica, a epistemologia e a formação de professores. Foram selecionados 14 artigos científicos que tratam da temática sob diferentes perspectivas. Os resultados apontam que a epistemologia não precisa ser uma questão puramente teórica e abstrata, ao contrário, deve se tornar uma concepção concreta e intencional no cotidiano escolar, advinda da formação docente, ou seja, deve materializar-se no fazer pedagógico do professor.

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Published

2022-12-14

How to Cite

Vieira Amorim Franco, M., Franco de Souza, R., & Vieira Amorim Bandeira, M. (2022). Epistemologia e a formação de professores da Educação Básica: primeiras aproximações. Pesquisa E Ensino, 3(2), 74–89. https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.954