Epistemologia e a formação de professores da Educação Básica: primeiras aproximações
DOI :
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.954Résumé
A epistemologia é o ramo da filosofia dedicado ao estudo da natureza, origem e limites do conhecimento humano. O campo da Formação de Professores historicamente tem sido marcado por avanços e retrocessos, que ao longo dos anos vem desencadeando enlaces contraditórios na área e, que, tem o professor como principal sujeito implicado pelas disputas políticas e ideológicas. A forma como os professores pensam e organizam seu trabalho pedagógico, com vistas aos processos de ensino e aprendizagem diz respeito à perspectiva epistemológica em que se sustenta sua formação – inicial e/ou continuada – e de como ela se materializa na prática cotidiana na escola. O artigo tem por objetivo analisar, por meio de um estudo de revisão bibliográfica, a epistemologia e a formação de professores. Foram selecionados 14 artigos científicos que tratam da temática sob diferentes perspectivas. Os resultados apontam que a epistemologia não precisa ser uma questão puramente teórica e abstrata, ao contrário, deve se tornar uma concepção concreta e intencional no cotidiano escolar, advinda da formação docente, ou seja, deve materializar-se no fazer pedagógico do professor.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.