Formação de Professores para a Educação Superior: concepções legais e teóricas

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DOI:

https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.950

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar as disposições legais da formação pedagógica por meio da Didática da Educação Superior e suas relações com as Didáticas Específicas. A metodologia utilizou-se de investigações acadêmicas em torno de questões fundamentadas no âmbito de teorias emancipatórias, críticas e criativas utilizando a leitura analítica-interpretativa da regulação pertinente à Educação Superior no tocante a formação pedagógica de professores. Evidenciamos ao longo da análise o distanciamento das disposições legais por parte dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e com isso o fortalecimento do autoditadismo. Entretanto foi evidenciado que compreender o que significa formação pedagógica como parte importante do desenvolvimento profissional docente. Esse processo é condiçãointríns eca às IES. É preciso empenho da gestão acadêmica no sentido de proporcionar a oferta obrigatória da formação de professores para atender o art. 66 da LDBEN, 9394/96.

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Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Passos Alencastro Veiga, I., & Quevedo Quixadá Viana, C. M. (2022). Formação de Professores para a Educação Superior: concepções legais e teóricas. Pesquisa E Ensino, 3(2), 15–27. https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.950