Formação de Professores para a Educação Superior: concepções legais e teóricas
DOI:
https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.950Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as disposições legais da formação pedagógica por meio da Didática da Educação Superior e suas relações com as Didáticas Específicas. A metodologia utilizou-se de investigações acadêmicas em torno de questões fundamentadas no âmbito de teorias emancipatórias, críticas e criativas utilizando a leitura analítica-interpretativa da regulação pertinente à Educação Superior no tocante a formação pedagógica de professores. Evidenciamos ao longo da análise o distanciamento das disposições legais por parte dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e com isso o fortalecimento do autoditadismo. Entretanto foi evidenciado que compreender o que significa formação pedagógica como parte importante do desenvolvimento profissional docente. Esse processo é condiçãointríns eca às IES. É preciso empenho da gestão acadêmica no sentido de proporcionar a oferta obrigatória da formação de professores para atender o art. 66 da LDBEN, 9394/96.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.