A Decolonial Approach in English Language Teaching as a Lingua Franca

Problematizations and Implications

Autores

  • Fernando da Silva Pardo Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1014

Palavras-chave:

Teacher Education, English Language Teaching, English as a Lingua Franca, Decoloniality, Global South

Resumo

A linguagem é uma prática social e, por isso, está inserida nas relações sociais, culturais, políticas e econômicas. Para Benesch (2001), a linguagem é um local de luta, uma gama de discursos que competem por legitimidade em contextos sociais específicos nos quais o poder é desigual. Devido ao seu âmbito transnacional e transcultural, o inglês é cada vez mais entendido como uma Língua Franca que desafia a ideologia de uma suposta superioridade do falante nativo, bem como o conceito de Estado-nação e as interrrelações entre língua, território e cultura. Outrossim, desde a criação do grupo Modernidade/Colonialidade (CASTRO-GOMEZ; GROSFOGUEL, 2007), as teorias de  decolonialidade têm sido amplamente discutidas em diversas áreas acadêmicas, incluindo a Linguística Aplicada e o ensino e aprendizagem de língua inglesa. Por esta razão, Souza e Duboc (2021) argumentam em favor de uma práxis decolonial mais performativa, a fim de se identificar, interrogar e interromper a colonialidade em diferentes esferas das relações sociais contemporâneas, inclusive no ensino e aprendizagem de línguas. Nesse sentido, este artigo pretende refletir sobre o papel do Inglês como Língua Franca (ILF) na formação de professores como um conceito-chave para promover uma abordagem decolonial no ensino da língua inglesa a partir do Sul Global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASHCROFT, Bill, GRIFFITHS, Gareth, TIFFIN, Helen. The Empire Writes Back. London, England: Routledge, 1989.

BENESCH, Sarah. Critical English for academic purposes, then and now. The Encyclopedia of Applied Linguistics, November 2012. DOI: https://doi.org/10.1002/9781405198431.wbeal0278 Accessed: April 4th, 2024.

BORDINI, Marcela, GIMENEZ, Telma. Estudos sobre Inglês como Língua Franca no Brasil (2005-2012): uma metassíntese qualitativa. SIGNUM: Estud. Ling. Londrina, 17, no. 1, p. 10-43, 2014.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2006. Available at: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Accessed: April 10th, 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Available at: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Accessed: April 10th, 2024.

CALVO, Luciana Cabrini Simões; EL KADRI, Michele Salles. Mapeamento de estudos nacionais sobre inglês como língua franca: lacunas e avanços. In: GIMENEZ Telma, CALVO, Luciana Cabrini Simões, EL KADRI, Michele Salles (ed.). Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2011, p. 17-44.

CANAGARAJAH, Suresh. Foreword. In: CLEMENTE, Angeles; HIGGINS, Michael. Performing English with a post-colonial accent: Ethnographic narratives from Mexico. London: The Tufnell Press, 2008, pp. ix–xiii.

CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon. El giro descolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

DUBOC, Ana Paula; SIQUEIRA, Sávio. ELF feito no Brasil: Expanding Theoretical Notions, Reframing Educational Policies. Status Quaestionis, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 231-238, 2020. DOI: 10.13133/2239-1983/17135. Available at: https://rosa.uniroma1.it/rosa03/status_quaestionis/article/view/17135. Accessed: April 17th, 2024.

DUDLEY-EVANS Tony, ST. JOHN Maggie Jo. Developments in ESP: a Multi-Disciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press; 1998.

DUSSEL, Enrique. Europe, Modernity, and Eurocentrism. Nepantla: Views from South, v. 1, n. 3, p. 465-478, 2000. Available at: https://muse.jhu.edu/article/23901/pdf. Accessed: April 10th, 2024.

FERRAZ, Daniel de Mello. Neoliberalismo e Educação em Línguas Estrangeiras. (Con)textos Linguísticos, v. 9, n.14, p. 55-71, 2015. Available at: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/10502. Accessed: April 22nd, 2024.

GIMENEZ, Telma, EL KADRI, Michele Salles, CALVO, Luciana Cabrini Simões, SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel, PORFIRIO, Lucielen. Inglês como língua franca: desenvolvimentos recentes. RBLA, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 593-619, 2015.

GIMENEZ, Telma; EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões (ed). English as a lingua franca in teacher education: a Brazilian perspective. Berlin/Boston: De Gruyter Mouton, 2018a.

GIMENEZ, Telma; EL KADRI, Michele Salles; CALVO, Luciana Cabrini Simões. “ELF in Brazil: recent developments and further directions.” In: The Routledge Handbook of English as a Lingua Franca. Edited by Jennifer Jenkins, Will Baker, and Martin Dewey. London/New York: Routledge, 2018b, p. 176-185.

GUILHERME, Manuela; MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade. Glocal Languages, the South Answering Back. In: GUILHERME, Manuela; MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade. Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York and London: Routledge, 2019, p. 1-13.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

HOLLIDAY, Adrian. The struggle to teach English as an international language. Oxford,

England: Oxford University Press, 2005.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for Specific Purposes - a learning-centered approach. Cambridge, Cambridge University Press, 1987.

JENKINS, Jennifer. Accommodating (to) ELF in the international university. Journal of Pragmatics, v. 13, n. 4, p. 926-936, 2011.

JENKINS, Jennifer. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015.

KUBOTA, Ryoku, CHING, Liz. Gender and Race in ESP research. The Handbook of English for Specific Purposes (First edition). Edited by Brian Paltridge and Susan Starfield (online). John Wiley & Sons, Inc., 2013, p. 481-499. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118339855.ch25 Accessed: April 10th, 2024.

KUMARAVADIVELU, Braj. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? TESOL Quarterly, Vol. 50, No. 1, p. 66-85, 2016. Available at: https://www.jstor.org/stable/43893803. Accessed: April 10th, 2024.

KUMARAVADIVELU, Braj. Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2006

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005, p. 8-22. Available at: https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=164&c=13. Accessed: April 10th, 2024.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público (1ed.). Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

LEFFA, Vilson. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411, jul./dez. 2012. Available at: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2755. Accessed: April 10th, 2024.

MCKAY, Sandra Lee. Teaching English as an international language: Rethinking goals and

approaches. Hong Kong: Oxford University Press, 2002.

MIGNOLO, Walter. Epistemic Disobedience, Independent Thought and De-Colonial Freedom. Theory, Culture & Society, 26, nº 7-8 p. 1-23, 2009.

MONTE MÓR, Walkyria.; MORGAN, Brian. Between Conformity and Critique. Developing “Activism” and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? Revista Interfaces Brasil/Canadá, v. 14, n. 2, p. 16-35, 2014. Available at: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/6733/4639. Accessed: April 10th, 2024.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: ______. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 117-142.

PARDO, Fernando da Silva. Decoloniality and language teaching: perspectives and challenges for the construction of embodied knowledge in the current political scene. Revista Letras Raras. Campina Grande, v. 8, n. 3, p. 198-218, set. 2019. ISSN 2317-2347. DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1422. Accessed: April 10th, 2024.

PENNYCOOK, Alastair. Language as a Local Practice. London and New York: Routledge, 2010.

PENNYCOOK, Alastair; MAKONI, Sinfree. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. London and New York: Routledge, 2020.

SEIDLHOFER, Barbara. Understanding English as a Lingua Franca. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SHOHAMY, Elana. Language tests as language policy tools. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 14:1, p. 117-130, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09695940701272948. Accessed: April 15th, 2024.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Por uma educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. Perspectivas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de palavra, 2018, p. 201-212.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. O papel do professor na desconstrução do “mundo plástico” do livro didático de LE. In: ASSIS-PETERSON, Ana Antônia de; BARROS, Solange Maria de (Org.). Formação crítica de professores de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2010, p. 225-253.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de; DUBOC, Ana Paula Martinez. De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies. Gragoatá, Niterói, v. 26, n. 56, p. 876-911, 202. Available at: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51599. Accessed: April 10th, 2024.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de. Foreword. In: MAKONI, Sinfree, PENNYCOOK, Alastair. Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. London and New York: Routledge, 2020, p. x- xii.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

DA SILVA PARDO, Fernando. A Decolonial Approach in English Language Teaching as a Lingua Franca: Problematizations and Implications. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 178–197, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1014. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1014. Acesso em: 25 out. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.