v. 5 n. 1 (2024): Educação, decolonialidade e justiça social
No contexto atual, práticas e discursos capitalistas moderno-coloniais permeiam o cenário educacional, influenciando leis, normativos jurídicos, políticas e projetos educacionais. A mercantilização do ensino, pautada no desenvolvimento de competências cognitivas em detrimento de uma formação cidadã e ética, torna-se evidente. Diante desse panorama, surge a necessidade de resistência e transformação.
Lançamos uma reflexão: como resistir à lógica neoliberal que precariza a formação e a existência? Como construir processos educativos insurgentes e transformadores em todos os níveis de ensino? O dossiê "Decolonialidade e Educação" busca reunir trabalhos que explorem essas questões, incentivando reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e filosóficas.
Pessoas organizadoras: Prof. Dr. Clayton da Silva Barcelos (UFOB), Prof. Dr. Atauan Soares de Queiroz (IFBA), e Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias (UnB).