Lei 11.645/08 e os movimentos indígenas
trajetórias de luta pela inclusão do ensino de História e Cultura indígena nos currículos das escolas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1017Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Currículos, Ensino de História, Movimentos Indígenas, Professores IndígenasResumo
Em diálogo com autores indígenas como Gersem Baniwa, Casé Angatu, Edson Kaiapó, Daniel Munduruku e outros não-indígenas, este artigo pretende elucidar parte da trajetória de lutas e reivindicações dos movimentos indígenas que contribuíram na conquista da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena nas escolas brasileiras, com a Lei 11.645/08. Nessa perspectiva, abordam-se os significados políticos e sociais dessa Lei para os povos indígenas e a sociedade brasileira, bem como a importância do protagonismo dos povos indígenas na história da educação no Brasil, tendo em vista o fortalecimento de suas identidades, direitos e lutas por uma escola não colonizadora no tempo presente.
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