Pensamento educativo decolonial e perspectivas outras para o currículo e para formação universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1020

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Pensamento decolonial, Currículo, Educação

Resumo

Inserido no contexto dos estudos contemporâneos sobre educação e colonialidade, observa-se a necessidade de reexaminar a história de Abya Ayla visando a revisão do pensamento educativo que permeia o currículo. Dessa forma, o texto tem por objetivo o resgate de pensamentos de povos originários e subalternizados com vistas a elaboração de um currículo decolonial. Para tanto, são discutidos conceitos de modernidade e pós-modernidade a partir da crítica ao pensamento eurocentrado. Explora a relação entre capitalismo, colonialidade e educação, indagando sobre o papel das instituições formadoras e docentes na proposição de currículos decolonais. Conclui ressaltando a importância de contemplar os anseios dos estudantes na proposição dos currículos no contexto universitário, relativizando o conhecimento eurocêntrico e considerando outras formas de pensar, aprender e ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADICHIE, C. N. Meio Sol Amarelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

DUSSEL. Enrique. Filosofías del Sur: Descolonización y Transmodernidad. Ciudad del México: Akal. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GATTI, Bernardete Angelina. Contemporaneidade: educação, modernidade e pós- modernidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19 n. 50, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11995

GONZÁLEZ, Miguel Alberto. GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José. Descolonizar los lenguajes de los poderes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19 n. 50, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11997

MOREIRA, Antonio Flavio. TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. Em: MOREIRA, Antonio Flavio. TADEU, Tomaz. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

OLIVEIRA, Angelo Dantas de, NASCIMENTO, Antônio Dias e HETKOWSKI, Tânia Maria. Decolonizar o Povo para Descolonizar os Sistemas de Educação: entre as Fissuras e Semeaduras. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19 n. 50, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12042

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2009, p.72-117.

SALAZAR, Gabriel Herrera. Enseñanza de la historia antigua de Abya Yala desde el paradigma de la liberación. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19 n. 50, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11996

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. 3ª. ed. São Paulo: Global, 2015.

RIGAL, Luis; ZINGER, Sabrina; PATAGUA , Patricia Evangelina. Pedagogías criticas: el desafío de la formación de subjetividades rebeldes. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19 n. 50, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12043

WALLERSTEIN, Immanuel. Análise dos sistemas mundiais. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Org.). Teoria social Hoje. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re) existir e (re) vivir. Editora Abya-Yala: Equador, 2017. (Serie Pensamiento Decolonial). Tomo II.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

FIGUEIREDO, Camila de Souza; SALES, Mary Valda Souza. Pensamento educativo decolonial e perspectivas outras para o currículo e para formação universitária. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 268–281, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1020. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1020. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.