Pensamento educativo decolonial e perspectivas outras para o currículo e para formação universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1020

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Pensamento decolonial, Currículo, Educação

Resumo

Inserido no contexto dos estudos contemporâneos sobre educação e colonialidade, observa-se a necessidade de reexaminar a história de Abya Ayla visando a revisão do pensamento educativo que permeia o currículo. Dessa forma, o texto tem por objetivo o resgate de pensamentos de povos originários e subalternizados com vistas a elaboração de um currículo decolonial. Para tanto, são discutidos conceitos de modernidade e pós-modernidade a partir da crítica ao pensamento eurocentrado. Explora a relação entre capitalismo, colonialidade e educação, indagando sobre o papel das instituições formadoras e docentes na proposição de currículos decolonais. Conclui ressaltando a importância de contemplar os anseios dos estudantes na proposição dos currículos no contexto universitário, relativizando o conhecimento eurocêntrico e considerando outras formas de pensar, aprender e ser.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

FIGUEIREDO, Camila de Souza; SALES, Mary Valda Souza. Pensamento educativo decolonial e perspectivas outras para o currículo e para formação universitária. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 268–281, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1020. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1020. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

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