“São duas meninas?”
Reflexões sobre o silenciamento da vivência lésbica
DOI:
https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.886Palavras-chave:
Lesbianidades, Mulheres lésbicas, Psicologia, Psicologia Social, Políticas PúblicasResumo
O presente trabalho possui como objetivo abordar como o silenciamento e apagamento da existência de mulheres lésbicas corrobora para a manutenção de um modelo patriarcal e heterossexual, promovendo diferentes modos de violência e discriminação. Através da escrita implicada e em primeira pessoa, trazemos como proposta o conjunto de referenciais bibliográficos e relatos pessoais como forma de resistência e reflexão. Ainda, é apresentado o projeto de pesquisa em desenvolvimento acerca do não-registro da existência lésbica como forma de silenciamento e apagamento dessas mulheres e como isto se reflete na ausência de políticas públicas que as garantem seus direitos. Portanto, este trabalho objetiva firmar o compromisso social da Psicologia para com as mulheres lésbicas e, também, com a produção científica acerca de suas vivências como forma de (re)existir.
Downloads
Referências
CARVALHO, Cintia Sousa; CALDERARO, Fernanda; SOUZA, Solange Jobin e. O dispositivo "saúde de mulheres lésbicas": (in)visibilidade e direitos. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 13, n. 26, p. 111-127, abr. 2013.
GONÇALVES, Joyce Amorim; DE CARVALHO, Ana Rosa Rebelo Ferreira. Lesbianidade e psicologia na contemporaneidade: uma revisão sistemática. Revista Gênero, v. 20, n. 1, p. 135-156, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
LATOUR, Bruno. Reensamblar lo social: Una introducción a la teoría del actor-red. Buenos Aires: Ediciones Manatial, 2005.
LORDE, Audre. A transformação do silêncio em linguagem e em ação. In: LORDE, Audre. Irmã outsider: ensaios e conferências. Autêntica Editora, 2019, p. 49-54.
MOREIRA, Mariana de Castro. Sobreviver nunca foi nosso destino: quando um analisador potencializa outros olhares e práticas na intersecção entre a psicologia e a educação. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 1(Especial), p. 96–117, 2021.
MOREIRA, Mariana de Castro. “O que foi feito, amigo, de tudo que a gente sonhou?” Uma cartografia da atuação de Organizações da Sociedade Civil no fortalecimento da democracia. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
NAVARRO-SWAIN, Tania. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
RBA, Redação. Vereadora de Niterói faz BO contra colega do Psol por lesbofobia. Partido reprova atitude. Rede Brasil Atual, Niterói, 08 de julho de 2021. Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/>. Acesso em: 10 ago. 2021.