Questionamentos teórico-metodológicos sobre a escrita de uma história da literatura LGBTQ+ na contemporaneidade

Autores

  • Jessé Carvalho Lebkuchen Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5093-2469
  • Maria Eunice Moreira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i03.904

Palavras-chave:

Literatura brasileira contemporânea, Literatura sul-rio-grandense, Gênero, Sexualidade, LGBTQ

Resumo

Este trabalho reflete sobre questões de cunho teórico e metodológico para a escrita de uma história da literatura brasileira contemporânea LGBTQ+, em um recorte de narrativas produzidas no Rio Grande do Sul no século XXI. Para isso, utiliza-se de perspectivas teóricas relacionadas aos estudos de gênero e sexualidade, principalmente os estudos queer, além das pesquisas voltadas à contemporaneidade e à história da literatura. Apesar de os questionamentos serem muitos, o texto discorre principalmente a partir destas duas provocações: É possível pensar em uma literatura gaúcha ou sul-rio-grandense LGBTQ+? O que será considerado para traçar uma seleção de obras para compor um tipo diferente de cânone: o gênero e/ou a sexualidade dos autores ou das autoras, a construção das personagens ou, considerando existentes, a discussão de temáticas?

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Biografia do Autor

Jessé Carvalho Lebkuchen, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras, na área de Teoria da Literatura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Literatura, Cultura e Tradução. Especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, literatura brasileira, literaturas latino-americanas, estudos de gênero e teoria queer.

Maria Eunice Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular da Escola de Humanidades - Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tem graduação em Letras e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais. Cursou Especialização em Teoria Literária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977); Mestrado em Lingüística e Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Lingüística e Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem também Especialização em Língua e Literatura Espanhola pelo Instituto de Cooperación Iberoamericana (1983). Realizou estágio pós-doutoral na Fundação Biblioteca Nacional de Lisboa (2001), com bolsa da CAPES. Foi diretora da Faculdade de Letras da PUCRS (2004-2012), diretora de Coordenação Stricto Sensu na PUCRS (2012-2014), editora da revista binacional Navegações - Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, juntamente com Vania Pinheiro Chaves, da Universidade de Lisboa (2007-2018) e editora da revista Letras de Hoje, do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS (2007-2019). É membro do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa (CLEPUL) das Universidades de Lisboa.

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Publicado

28-02-2022

Como Citar

Carvalho Lebkuchen, J., & Moreira, M. E. (2022). Questionamentos teórico-metodológicos sobre a escrita de uma história da literatura LGBTQ+ na contemporaneidade. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 2(03), 70–90. https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i03.904

Edição

Seção

Vol. 02 N. 03 - Nos encarnes da vida: produção, gestão e difusão de