“Eu sei que eu tenho que tomar muito cuidado com o que eu falo e com o que eu faço”

ser mulher e ser homem na docência da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i03.908

Palavras-chave:

Educação Infantil., Relações de gênero., Práticas discursivas., Docência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar discursos e práticas produzidas pelo/as professor/as a respeito de ser homem ou mulher atuando na educação infantil, inspirada na perspectiva foucaultiana. O texto está fundamentado principalmente em autoras que discutem as relações de gênero no espaço escolar e as limitações da docência masculina na Educação Infantil, tais como: Louro (1997, 2004), Finco (2001, 2005, 2011), Sayão (2005), entre outras. O procedimento de coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professor e professoras atuantes na Educação Infantil da rede municipal de Ponta Grossa – PR, após foi realizada a análise do discurso. Considerando as análises realizadas, foi possível constatar que os discursos que circulam entre o/as professor/as a respeito de ser homem e mulher na docência da Educação Infantil são normatizadores e reforçam a ideia da docência nessa etapa da educação como atividade feminina. Nesses discursos o professor não pode realizar a higiene de crianças pequenas e precisa tomar cuidado com suas falas e ações, uma vigilância de suas próprias práticas. Há um regime de verdade imposto, de que apenas as mulheres podem atuar na Educação Infantil. Entretanto, conforme apontam outras pesquisas, a presença de professores no contexto da Educação Infantil, representa uma inversão desses discursos, pois, mesmo que ainda hajam poucos homens atuando nessa etapa da educação, a presença dos professores vem crescendo e faz com que novos discursos circulem.

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Biografia do Autor

Tuany Cristina Carvalho, PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da rede municipal de Ponta Grossa – PR . E-mail: tuanycarvalho09@gmail.com.  

Bettina Heerdt

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Docente adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail:  bbheerdt@uepg.br.

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Publicado

28-02-2022

Como Citar

CARVALHO, Tuany Cristina; HEERDT, Bettina. “Eu sei que eu tenho que tomar muito cuidado com o que eu falo e com o que eu faço”: ser mulher e ser homem na docência da educação. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 2, n. 03, p. 33–54, 2022. DOI: 10.53282/sulsul.v2i03.908. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/908. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol. 02 N. 03 - Nos encarnes da vida: produção, gestão e difusão de

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