Anúncios

CHAMADA DE TEXTOS: DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

11-01-2024

No contexto atual, práticas e discursos capitalistas moderno-coloniais permeiam o cenário educacional, influenciando leis, normativos jurídicos, políticas e projetos educacionais. A mercantilização do ensino, pautada no desenvolvimento de competências cognitivas em detrimento de uma formação cidadã e ética, torna-se evidente. Diante desse panorama, surge a necessidade de resistência e transformação.

Lançamos uma reflexão: como resistir à lógica neoliberal que precariza a formação e a existência? Como construir processos educativos insurgentes e transformadores em todos os níveis de ensino? O dossiê "Decolonialidade e Educação" busca reunir trabalhos que explorem essas questões, incentivando reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e filosóficas.

Os organizadores, Prof. Dr. Clayton da Silva Barcelos (UFOB), Prof. Dr. Atauan Soares de Queiroz (IFBA), e Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias (UnB), convidam pesquisadores e educadores a compartilharem seus estudos e ensaios críticos inéditos. O dossiê acolherá trabalhos que abordem a interseccionalidade e a justiça social, com ênfase em temas como políticas educacionais, práticas pedagógicas, formação de professores e identidade de gênero.

O período de submissão vai de 11/01 a 28/04/2024. Espera-se que esta iniciativa promova um espaço de diálogo e reflexão, contribuindo para o avanço de práticas educacionais mais inclusivas, justas e alinhadas aos valores decoloniais.

Saiba mais sobre CHAMADA DE TEXTOS: DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Edição Atual

v. 4 n. 1 (2023): A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama
					Visualizar v. 4 n. 1 (2023): A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama

A Revista Sul-Sul de Ciências Humanas tem o prazer de anunciar um dossiê especial sobre a proteção e a preservação do meio ambiente no contexto Sul-Sul Global, a ser publicado no primeiro semestre deste ano. Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que enfrentam e promovem debates sobre questões ambientais, especialmente sobre a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, sobre a crise climática planetária e reflexões sobre as interconexões entre os seres humanos e a natureza. O foco especial deste dossiê é sobre questões e experiências do Sul-Sul Global na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama.

Publicado: 16-08-2023

Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama

Ver Todas as Edições

A Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais é um periódico acadêmico semestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB) da Universidade Federal do Oeste da Bahia. As linhas temáticas de interesse da Revista são as seguintes: Linguagem, cultura e poder e Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade. Tais eixos temáticos estão em estreito diálogo com as linhas de pesquisa (Linhas 1 e 2) do PPGCHS.  

A Sul-Sul se interessa por estudos e pesquisas realizados em uma perspectiva trans, multi e interdisciplinar, com atenção especial para as duas linha de pesquisa acima anotadas. Outras temáticas também são bem-vindas, desde que preservem, contudo, abordagem interdisciplinar e que dialoguem com teorias críticas das Ciências Humanas e Sociais. Além disso, abre-se espaço amplo para as pertinentes discussões no escopo das Ciências Humanas, Sociologia e Antropologia, Educação, Direitos Humanos dentre outros saberes e campos que se preocupem em realizar uma investigação sobre questões de demanda social e política, como as políticas públicas e instituições que constituem o tecido coletivo, de modo a vislumbrar uma outra sociedade, com base na sustentabilidade, na diversidade e no respeito às diferenças.

 

CADASTRE-SE NO SISTEMA

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

Indexadores: