A constituição do sujeito leitor pela via da contação de histórias

Autores

  • Rosemary Lapa de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i02.750

Palavras-chave:

formação de professores; contação de histórias; práticas docentes; oralidade

Resumo

Este artigo resulta de ações desenvolvidas em componente de 45h em curso de pós-graduação (mestrado e doutorado), em 2018. Foram ouvidos dezenove estudantes matriculados no componente sobre a sua formação leitora e como ouvinte de histórias, dialogando com suas experiências enquanto docentes, buscando entender: qual a constituição leitora de mediadores de leitura? Para alcançar resposta a essa pergunta, a escuta sensível foi usada como dispositivo metodológico de produção das informações, registradas em diário de campo, além da escrita individual de memorial. O objetivo geral foi descrição de mediações que se estabelecem em sala de aula no processo de enleituramento através da oralidade da contação de histórias. Os resultados apontaram para reflexões pedagógicas de abordagem da oralidade como prática em aulas com crianças, jovens, adultos e idosos. A pesquisa teve ancoragem principalmente em: Soares (2004); Orlandi (2003) e Oliveira (2018).

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Publicado

30-09-2020

Como Citar

Lapa de Oliveira, R. (2020). A constituição do sujeito leitor pela via da contação de histórias. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 1(02), 57–75. https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i02.750

Edição

Seção

Fluxo contínuo