Vestígio e memória lésbica nas entranhas do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.888

Palavras-chave:

artes visuais, artistas lésbicas, fotografia, epistemologias feministas

Resumo

O artigo investiga os registros fotográficos de Ana Mendieta, Zanele Muholi e Jade Marra, três mulheres do sul global. Para investigar suas obras partimos das ideias de teóricas feministas terceiro-mundistas como Gloria Anzaldúa e Karina Vergara Sanches. Além de trazermos o pensamento de Silvia Federici, Simone de Beauvoir, Linda Noclin e Roberta Barros para nos auxiliar nas leituras complexas das imagens sobre representação e visibilidade lésbica. Trabalhamos com o conceito de A/r/tografia de Rita Irwin que subverte questões centrais hegemônicas do academicismo branco para a construção de novas epistemologias feministas.

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Biografia do Autor

Aline de Macedo Manhães, UERJ

Bacharel em Português e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) e pós-graduada em Fotografia e Imagem no Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM) (2019)

Isabel Almeida Carneiro, UERJ

Doutora pelo PPGAV/EBA/UFRJ na linha de Linguagens Visuais, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, Especialista pela PUC-Rio em História da Arte e da Arquitetura no Brasil.

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Publicado

01-10-2021

Como Citar

MANHÃES, Aline de Macedo; ALMEIDA CARNEIRO, Isabel. Vestígio e memória lésbica nas entranhas do mundo. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 47–67, 2021. DOI: 10.53282/sulsul.v2i02.888. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/888. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol. 02 N. 02 - Epistemologias e Ativismos Lésbicos no Sul Global

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