Metodologias não amadas

Estudos Culturais para as pesquisas em mídias e relações de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i03.906

Palavras-chave:

Educação, Alquimia, fracasso, Conhecimento ético-político

Resumo

Este texto apresenta um ensaio teórico-reflexivo sobre o que nomeamos de metodologias não amadas. Sugerimos a alquimia em vez da receita pronta para a produção de pesquisas com o objetivo de provocar debates acerca das contribuições das perspectivas metodológicas que atravessam as discussões sobre mídias e relações de gênero para pensar a pesquisa em Educação. A pesquisa em Estudos Culturais e Educação é uma prática que difere da dimensão de produção científica que aplica os métodos fechados, prontos e conclusivos. Debruçamo-nos sobre a produção de dados como criação de verdades outras, de disputas pelos sentidos e significados que foram atribuídos às identidades de gênero e que formulam na mídia performances e perspectivas que educam modos de ser e de agir. Discutimos que o fracasso está associado às rotas alternativas que não constam nos manuais de metodologia porque não foram desbravadas, ainda estão incipientes porque nenhuma pesquisa passou por ali. Reconhecemos que esta proposta não ignora as contribuições até aqui fornecidas por metodologias amadas, repetidas e canonizadas, mas indica outras interpretações. O trabalho de utilizar as metodologias não amadas também é uma proposta ético-política de se produzir um conhecimento que seja transitório, variável, plural e que entre nas disputas por outras formas de interpretar, produzir e conhecer o mundo. A tarefa de pesquisar por outras metodologias também estimula as/os pesquisadoras/es a buscarem outras direções por meio da alquimia da prática científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samilo Takara, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto no Departamento de Educação - Campus de Rolim de Moura (DEPED-RM/UNIR). Atua como professor da Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE/UNIR). Professor Orientador na linha de Formação Docente do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/MEDUC/UNIR) - Campus José Ribeiro Filho da Universidade Federal de Rondônia. Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (UNICENTRO/PR). Pesquisa as relações entre mídia, educação, jornalismo e construções das representações de Gênero e Sexualidades. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC) e desenvolve, neste grupo, o Projeto de Pesquisa: Pedagogias midiáticas na Educação Contemporânea: impactos sobre os corpos.

Fernanda Amorim Accorsi, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Jornalista pelo Centro de Ensino Superior do Paraná. Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI), campus Prof. Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora do grupo de Pesquisas e Estudos em Práticas Educativas, Corpo e Ambiente (PEPECA/DEDI/UFS). Pesquisa as relações entre mídias, educação, ecofeminismos e corporalidades.

Referências

BELLINI, Luzia Marta. A cultura do Serrote: quando o pensamento é abandonado na pesquisa. Caderno de apoio ao ensino, n. 1. Maringá: UEM, p.65-78, 1988.

BONIN, Iara; RIPOLL, Daniela; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Por que Estudos Culturais? Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 45. n. 2, p. 1-22, 2020.

CAETANO, Marcio Rodrigo Vale. Gênero e sexualidade: um encontro político com as epistemologias de vida e os movimentos curriculares. Tese em Educação. (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense. UFF, Niterói, 2011.

CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da Pesquisa. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos Investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 105-131.

FOUCAULT, Michel. Anti-Édipo: introdução à vida não-facista. In: Prefácio à edição americana do Anti-Édipo, de Gilles Deleuze e Félix Guattari [trad. F. Durand Bogaert, N. York, Viking Press, 1977]. Extraído de Carlos Henrique de Escobar (org), Dossier Deleuze. Rio de Janeiro: Hólon Editorial, 1991. Tradução de Carmem Bello a partir do texto editado na revista Magazine Littéraire , n. 257, septembre, 1988. Disponível em: https://pimentalab.milharal.org/files/2012/05/foucault_anti_edipo.pdf. Acesso em: 31 ago.2021.

GALLO, Sílvio. Sob o signo da diferença: em torno de uma educação para a singularidade. In: SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (org). Cultura, poder e educação: um debate sobre os estudos culturais em educação. Canoas: Ulbra, 2011, p. 213-223.

HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Trad. Bhuvi Libanio. Recife: CEPE, 2020.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2003.

HARAWAY, Donna. Um manifesto para os Cyborgs: Ciência, Tecnologia e Feminismo socialista na década de 80. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Antropologia do Ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p.33-118.

LISPECTOR, C. A Cidade Sitiada. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula : uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013. p.7-37.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O Adeus às Metanarrativas Educacionais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994, p. 247-258.

SWAIN, Tania Navarro. O que é lesbianismo. 1. reimp. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

TAKARA, Samilo. ACCORSI, Fernanda Amorim. Coreografias de resistência: gênero na educação. Revista Fórum Identidades. Itabaiana/SE, v.32, n.1, p. 81-96, 2020.

TIBURI, Marcia. Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo: ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar. Rio de Janeiro: Record, 2020.

ZAGO, Luiz Felipe. Conhecimento em tempos de ódio: a pesquisa não fascista e a pesquisa impertinente com gênero e sexualidade. Bagoas. Natal, n. 16, p. 79-110, 2017.

Downloads

Publicado

28-02-2022

Como Citar

Takara, S., & Amorim Accorsi, F. (2022). Metodologias não amadas: Estudos Culturais para as pesquisas em mídias e relações de gênero. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 2(03), 08–22. https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i03.906

Edição

Seção

Vol. 02 N. 03 - Nos encarnes da vida: produção, gestão e difusão de