Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade
Reúne estudos interdisciplinares voltados à compreensão das relações estabelecidas entre a sociedade, as políticas públicas, o desenvolvimento e a sustentabilidade. Esta linha de pesquisa acolhe investigações que assumem a educação em uma visada transformadora da realidade. Abriga, ainda, propostas não apenas teóricas, mas também claramente intervencionistas, privilegiando aquelas cuja preocupação repousa no enfrentamento das desigualdades, a saber, as de raça/etnia, gênero, orientação sexual, corporalidades, classe, acesso a territórios, dentre outras. As lutas identitárias pelo respeito aos direitos humanos e por políticas públicas que atendam as especificidades de comunidades humanas urbanas e rurais são entendidas como o caminho para a construção de uma sociedade sustentável.
Linguagem, cultura e poder
Esta linha de pesquisa busca investigar, em uma perspectiva interdisciplinar, as relações que a língua/linguagem estabelece com a cultura e com o poder. Abriga pesquisas sobre diversidade linguística e cultural, bem como discussões sobre identidades e minorias. Interessa-se, também, por investigações que incentivem a realização de experimentações artísticas e culturais que se oponham aos regimes de regulação da vida. Por fim, favorece autores e autoras que operam desde um repertório pós-estruturalista, desconstrucionista e de(s)colonial
Vol. 03, N. 02 - Dossiê Intercultural - Língua Portuguesa e Língua Espanhola
Entre teorias e práticas: dossiê intercultural voltado para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Língua Espanhola é o título deste número, que reunirá trabalhos que abordem a educação linguística do século XXI voltada para as línguas portuguesa e espanhola no âmbito das relações Sul-Sul/Sul-Norte/Sul-
Coordenadoras: Dra. Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB) e Dra. Digmar Jiménez Agreda (UFOB).
Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama
Dossiê especial coordenado pelos professores Flávio Bruno e Rubio José Ferreira.
Volume Especial - Interdisciplinar e Interinstitucional
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) convida as pessoas discentes e docentes do programa a submeterem textos (artigos/ensaios/resenhas) em coautoria com docentes doutores(as) de outros programas de pós-graduação. Destaca-se que é obrigatória a inclusão de uma pessoa co-autora docente de outro programa de pós-graduação, sendo vetados manuscritos, no caso de propostos por discentes do Programa, que possuam apenas o(a) orientador(a) do trabalho como co-autor(a). Nesse caso, serão três as pessoas autoras: discente, orientador(a) e autor(a) externo(a) ao Programa.
Copyright Notice
Ao submeter o texto acadêmico à Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, as pessoas autoras declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam sua publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY 4.0, sem ônus e sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra. Além disso, também autorizam o periódico a adequar os trabalhos a seus formatos de publicação e a realizar ajustes textuais, caso a Chefia Editorial julgue necessário.
Privacy Statement
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.