Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários à pessoa editora".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Pessoas Autoras, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

REGRAS A SEREM OBSERVADAS PELAS PESSOAS AUTORAS

Dossiês e fluxo contínuo

I - os manuscritos poderão ser compostos por até três (3) pessoas autoras. A) Para o caso de autoria individual, a pessoa autora deve possuir a titulação mínima de doutora. B) Em caso de co-autoria, as demais pessoas autoras poderão estar na condição de graduadas, mestrandas, mestras ou doutorandas, desde que pelo menos uma das autoras possua o título de doutorado. Pessoas na condição de mestrandas e/ou doutorandas poderão submeter resenhas. A Sul-Sul não recepciona textos de pessoas graduandas.   

II - Todas as pessoas autoras devem possuir cadastro no ORCID id (https://orcid.org/).

III - Todos os metadados devem ser preenchidos pelas pessoas autoras no momento da submissão dos manuscritos.

IV - As pessoas autoras deverão observar a quarentena mínima de três (03) números entre um manuscrito publicado e outro.

V - Todos os manuscritos submetidos à Sul-Sul serão inicialmente avaliados, do ponto de vista formal, pela Chefia Editorial e, após isso, em sendo eles considerados aptos, encaminhados para avaliação às cegas (blind review) de ao menos duas pessoas pesquisadoras  (membros do Conselho Editorial/Científico e/ou avalidoras ad hoc).  

VI - Independentemente dos dossiês, qualquer pessoa interessada, e que atenda aos critérios para envio de manuscritos à Sul-Sul, poderá submeter textos para o Fluxo Contínuo, desde que o material encaminhado obedeça ao escopo temático da Revista, a saber: Linguagem, cultura e poder Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade

 

Seção Editorial Discente

I - Pessoas na condição de mestrandas e/ou doutorandas poderão submeter textos para a Seção Editorial Discente na condição de autoras únicas.

II - O escopo temático dos manuscritos submetidos à Seção Editorial Discente obedecem às linhas temáticas da Sul-Sul: Linguagem, cultura e poder Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade

III - Todos os manuscritos submetidos à Seção Editorial Discente serão inicialmente avaliados, do ponto de vista formal, pelas pessoas editoras e, após isso, em sendo eles considerados aptos, encaminhados para avaliação às cegas (blind review) de duas pessoas pesquisadoras em formação (estudantes de pós-graduação stricto sensu).  

 

REGRAS A SEREM OBSERVADAS NA ORGANIZAÇÃO DOS MANUSCRITOS

I – Observar o Foco e Escopo da Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais;

II – Ter extensão de até 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo título nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, RESUMO/ABSTRACT, Palavras-chave/Keywords,  e se for o caso também em língua específica (espanhol, francês, italiano e alemão), imagens, tabelas e referências bibliográficas;

III – Ter RESUMO/ABSTRACT de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola;

IV – Ter até 05 (cinco) Palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola;

V – Estar em arquivo de texto em formato “.doc”, com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4 e margens de 2,5cm;

VI – As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT. Os nomes e sobrenomes das pessoas autoras devem constar completos. Devem ser também observado que o destaque do título das obras e documentos deve ser em negrito, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção).
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Cidade, Volume, Número, Páginas, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: endereço eletrônico completo. Acesso em: 15 dez. 2015.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa) - Instituição, Cidade, Data.

VII - A Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais adota procedimentos de modo a evitar conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para se evitar a identificação da pessoa autora, não se pode fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato.

VIII - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho, por exemplo: (SOBRENOME, Ano, Página).

IX – Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior, deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 – Quadro de Políticas Educacionais). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB)) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

X - Os manuscritos deverão ser encaminhados, no formato de word., apenas no modelo de layout da Sul-Sul. Para baixar o modelo, clique aqui. Textos submetidos em outros modelos que não o layout da Sul-Sul serão desconsiderados. 

 

Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade

Reúne estudos interdisciplinares voltados à compreensão das relações estabelecidas entre a sociedade, as políticas públicas, o desenvolvimento e a sustentabilidade. Esta linha de pesquisa acolhe investigações que assumem a educação em uma visada transformadora da realidade. Abriga, ainda, propostas não apenas teóricas, mas também claramente intervencionistas, privilegiando aquelas cuja preocupação repousa no enfrentamento das desigualdades, a saber, as de raça/etnia, gênero, orientação sexual, corporalidades, classe, acesso a territórios, dentre outras. As lutas identitárias pelo respeito aos direitos humanos e por políticas públicas que atendam as especificidades de comunidades humanas urbanas e rurais são entendidas como o caminho para a construção de uma sociedade sustentável.

Linguagem, cultura e poder

Esta linha de pesquisa busca investigar, em uma perspectiva interdisciplinar, as relações que a língua/linguagem estabelece com a cultura e com o poder. Abriga pesquisas sobre diversidade linguística e cultural, bem como discussões sobre identidades e minorias. Interessa-se, também, por investigações que incentivem a realização de experimentações artísticas e culturais que se oponham aos regimes de regulação da vida. Por fim, favorece autores e autoras que operam desde um repertório pós-estruturalista, desconstrucionista e de(s)colonial

Vol. 03, N. 02 - Dossiê Intercultural - Língua Portuguesa e Língua Espanhola

Entre teorias e práticas: dossiê intercultural voltado para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Língua Espanhola é o título deste número, que reunirá trabalhos que abordem a educação linguística do século XXI voltada para as línguas portuguesa e espanhola no âmbito das relações Sul-Sul/Sul-Norte/Sul-Nordeste, considerando os diferentes aspectos que, de forma dialógica, inter e transdisciplinar, abrangem o processo de ensino e aprendizagem do português e do espanhol nos diferentes sistemas escolares e através de abordagens inovadoras na orientação Sulear da Linguística, em particular, em ambientes de práticas plurais de comunicação movidos por interseccionalidades e pela diversidade dos entre-lugares que envolvem o exercício permanente da interculturalidade a que nos permite viver e transitar de forma mais solidária, através das diferenças na medida em que assume uma educação linguística criativa e insurgente para uma maior justiça socio-ambiental.

Coordenadoras: Dra. Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto (UFOB) e Dra. Digmar Jiménez Agreda (UFOB).

Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama

Dossiê especial coordenado pelos professores Flávio Bruno e Rubio José Ferreira. 

Volume Especial - Interdisciplinar e Interinstitucional

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) convida as pessoas discentes e docentes do programa a submeterem textos (artigos/ensaios/resenhas) em coautoria com docentes doutores(as) de outros programas de pós-graduação. Destaca-se que é obrigatória a inclusão de uma pessoa co-autora docente de outro programa de pós-graduação, sendo vetados manuscritos, no caso de propostos por discentes do Programa, que possuam apenas o(a) orientador(a) do trabalho como co-autor(a). Nesse caso, serão três as pessoas autoras: discente, orientador(a) e autor(a) externo(a) ao Programa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.