Revista Sul-Sul alcança estrato B2 no Qualis/CAPES

2026-01-16

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) celebra uma importante conquista institucional: a Revista Sul-Sul – Revista de Ciências Humanas e Sociais passou a integrar o estrato B2 do Qualis/CAPES, sistema oficial de avaliação da produção científica brasileira, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A classificação B2 indica que a Sul-Sul apresenta boa relevância e qualidade científica em âmbito nacional, reconhecendo a consistência editorial, o rigor dos processos de avaliação por pares e a contribuição efetiva da revista para o debate acadêmico nas Ciências Humanas e Sociais. Trata-se de um reconhecimento que fortalece o papel da Sul-Sul como espaço de circulação de pesquisas críticas, situadas e comprometidas com a pluralidade epistemológica.

Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo e continuado, que envolve todas as pessoas colaboradoras, autoras, avaliadoras, editoras e leitoras, bem como o apoio institucional do PPGCHS. A Sul-Sul consolida, assim, sua trajetória como periódico comprometido com a produção de conhecimento relevante, especialmente a partir de perspectivas situadas no Brasil Profundo, ampliando vozes, temas e abordagens historicamente marginalizadas nos grandes circuitos editoriais.

O PPGCHS reafirma seu compromisso com o fortalecimento da pesquisa, da formação pós-graduada e da difusão científica de qualidade, reconhecendo na Revista Sul-Sul um de seus principais instrumentos de projeção acadêmica e de diálogo com a comunidade científica nacional.