O anti-intelectualismo nazi-capitalista emergente e o papel do conhecimento científico, filosófico, artístico e místico como resistência crítica e criadora na difusão social do conhecimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v3i01.918

Keywords:

anti-intellectualism, Nazi capitalism, knowledge, psychopower, diffusion of knowledge.

Abstract

Trata-se de uma reflexão do fenômeno emergente da ideologia do anti-intelectualismo que se tornou a narrativa política hegemônica da extrema direita mundial no momento atual e, particularmente no Brasil, ganha um espaço que tomou conta do discurso de poder instituído, o que requisita uma investigação criteriosa e polilógica  da gênese do uso político das redes sociais que propagam o discurso nazicapistalista  e agenciam o que se pode chamar de “psicopoder” e de “psicopolítica”, de acordo com o filósofo Byung-Chul Han, buscando com isso desmascarar os dispositivos da produção de verdades baseadas em uma negação dogmática da ciência, e dos conhecimentos humanos tradicionais e disponíveis. O texto segue o fluxo de uma exposição oral de caráter provocativo e interrogante, fundamentando-se na crítica radical de qualquer redução da realidade a discursos monológicos e negacionistas em relação ao conhecimento publicamente examinado e reconhecido. O caráter desvelado do que aqui se chamou de nazicapitalismo mundial integrado requer uma atitude de combate de toda redução da realidade à perspectiva do soberano absoluto, o que também significa uma crítica radical ao anti-intelectualismo que vem crescendo de modo desproporcional no discurso do poder dos que não são ainda seres humanos, mas máquinas desejantes de necropoder e partidárias do eliminar e destruir os “outros”, contrárias ao que torna o ser humano um curador poliético do mundo da vida em sua totalidade, e em que nada fica de fora, nada pode ser excluído.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dante Augusto Galeffi

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de Educação. E-mail: dgaleffi@uol.com.br.

References

BANNON, Steve. Steve Bannon. 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia/Steve_Bannon. Acesso em: 15 maio 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1966. GUATTARI, Félix. As três ecologias. 20.ed. São Paulo: Papirus, 2009.

HAN, Byung-Chul. No exame. Perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. As bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

VARELA, Franscisco J; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A Mente Incorporada. Ciências Cognitivas e Experiência Humana. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Downloads

Published

2022-05-31

How to Cite

GALEFFI, Dante Augusto. O anti-intelectualismo nazi-capitalista emergente e o papel do conhecimento científico, filosófico, artístico e místico como resistência crítica e criadora na difusão social do conhecimento. Brasil Profundo, [S. l.], v. 3, n. 01, p. 10–26, 2022. DOI: 10.53282/sulsul.v3i01.918. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/918. Acesso em: 4 dec. 2024.

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.