Apresentação do Dossiê

Autores

  • Simone Brandão Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Aparecida Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Suane Felippe Soares https://orcid.org/0000-0003-1725-3699

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.899

Resumo

Texto de apresentação do vol. 02, n. 02 da Revista Sul-Sul de Ciências Humanas e Sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Brandão Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Simone Brandão Souza é doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia - UFBA - (2018), mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - ENCE/IBGE - (2005). Possui especialização em segurança pública, cultura e cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009), especialização em Serviço Social e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - (1997) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF - (1995). Atualmente é professora Adjunta do Curso de Serviço Social do Centro de Artes Humanidades e Letras - CAHL e professora permanente e vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Política Social e Territórios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. É líder do grupo LES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidades, Gênero, Raça e Sexualidades da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Serviço Social, direitos humanos, violência, sistema prisional, sexualidades, lesbianidades e gênero.

Maria Aparecida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Pós doutoranda do Programa de Estudios Posdoctorales PEP da Universidad Nacional de Tres de Febrero- UNTREF Buenos Aires- Argentina. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestra em Sociologia e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Pesquisadora Associada e Membro do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin) e do Laboratório de Estudos Africanos, Afro- Brasileiros e da Diversidade (Lead) da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - UNESP. Professora Associada, da Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão. Coordenadora e Líder (CNPq) do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano – NUDES, com ênfase nas questões Étnico Racial, Gênero e Sexualidade. Autora do livro Trajetória de Mulheres Negras Ativistas e organizadora do livro Educação, Diversidade e Direitos Humanos: trajetórias e desafios.

Suane Felippe Soares

Doutora e mestra pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva PPGBIOS -UFRJ/UFF/UERJ/FIOCRUZ; possui especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social - IMS-UERJ; é formada em História na UFF/RJ; e, atualmente, é doutoranda em História Social pelo PPGHIS/UFRJ. Integra o GT de Gênero da Anpuh do Rio de Janeiro e Nacional; O LES - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidades (UFRB); e a Rede LesBi – Brasil - Rede de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais do Brasil. É coautora do Dossiê sobre lesbocídio no Brasil: de 2014 até 2017 e outros títulos.

Referências

.

Downloads

Publicado

01-10-2021

Como Citar

Brandão Souza, S., Aparecida Silva, M., & Felippe Soares, S. (2021). Apresentação do Dossiê. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 2(02), 02–07. https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.899