CHAMADA PARA O DOSSIÊ: ""A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama"

25-02-2023

 

O editorial da Revista Sul-Sul de Ciências Humanas entende que esperançou-se um novo tempo, em que é fundamental a reafirmação da natureza nos países latino-americanos em especial no Brasil. Trata-se de um contexto que coloca em evidência a naturaleza, no qual se inserem a defesa e a reafirmação dos povos originários e o resgate de políticas públicas de Estado e da sociedade civil organizada, em prol da proteção e preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, apresenta-se a chamada de um Dossiê temático, ambientado no contexto de Abya Yala, um termo que representa uma concepção de mundo dos povos originários das Américas, isto é, aqueles que habitavam o Continente Americano antes da chegada dos colonizadores. A palavra tem origem na língua Kuna, um dos idiomas falados na região do norte colombiano e sul da América Central.

O termo simboliza um resgate em prol da reafirmação das raízes dos povos originários e de sua identidade, ao mesmo tempo em que questiona a imposição de fronteiras, tomadas de territórios, apropriação de seu meio ambiente e divisões políticas e culturais herdadas e combatidas desde os colonizadores.

O ideal por trás do termo Abya Yala é de que todas as terras do Continente Americano fazem parte de uma unidade, uma grande aldeia sul global, que precisa ser preservada e cuidada em harmonia com a natureza e todos os seres vivos que a habitam, portanto, em conexão direta com o pensar socioambiental.

O socioambientalismo, que é uma corrente de pensamento que busca integrar as dimensões sociais e ambientais na construção de políticas públicas e práticas socioeconômicas sustentáveis, parte da compreensão de que as relações entre seres humanos e ambiente são interdependentes e interconectadas, e que a proteção do meio ambiente está intrinsecamente ligada à promoção da justiça social. Dessa forma, propõe a busca por soluções que contemplem a preservação dos ecossistemas, a valorização da diversidade cultural e a promoção da equidade social. Procura integrar ações de conservação da natureza e desenvolvimento humano, conciliando objetivos sociais, econômicos e ambientais. Daí ser uma corrente de pensamento adotada por muitos movimentos sociais e organizações governamentais e não governamentais em todo o mundo, como uma forma de enfrentar os desafios ambientais e sociais do nosso tempo, uma verdadeira reafirmação da filosofia do buen vivir dos povos originários andinos.

Assim, compreende-se que o buen vivir, enquanto filosofia originária dos povos indígenas dos Andes, busca resgatar uma concepção de vida baseada em relações harmônicas e equilibradas entre os seres humanos, a natureza e o cosmos. O termo tem como ideal a felicidade individual e coletiva por meio do cuidado e da preservação do meio ambiente, da promoção da justiça social e da valorização das culturas e saberes ancestrais dos povos originários.

Essa filosofia enfatiza a importância da cooperação, do diálogo e do respeito mútuo na construção de sociedades mais justas e igualitárias, em que o bem-estar das pessoas não se sobrepõe ao bem-estar da natureza e das outras formas de vida. O buen vivir propõe uma nova forma de pensar e agir, que valoriza a simplicidade, a solidariedade e a espiritualidade, em contraposição à lógica do consumo, da competição e da exploração dos recursos naturais. Trata-se de uma visão de mundo que busca superar as dicotomias entre natureza e cultura, indivíduo e coletivo, local e global, em favor de uma perspectiva mais integrada e holística.

O conceito de buen vivir tem ganhado espaço em debates sobre desenvolvimento sustentável e políticas públicas na América Latina, como alternativa ao modelo econômico neoliberal que tem causado desigualdades sociais e ambientais em muitos países da região. Ao adotar o buen vivir como um princípio orientador, governos e movimentos sociais buscam construir sociedades mais justas e equilibradas, em que o bem-estar humano esteja integrado ao bem- estar do planeta como um todo, proporcionando maior respeito e cuidado a vital pachamama.

Pachamama é um termo que tem origem nas línguas indígenas dos Andes, especialmente no Quechua, e é utilizado para se referir à Mãe Terra. Para os povos andinos, Pachamama é uma divindade que representa a natureza, a terra, a fertilidade e a vida, e é considerada como um ser vivo e consciente, que merece respeito e cuidado.

A figura da Pachamama está associada a rituais e cerimônias que expressam a gratidão dos povos andinos pela terra e pelos recursos naturais que ela fornece, e o desejo de protegê-la e preservá-la para as gerações futuras. O conceito de Pachamama tem sido cada vez mais difundido como uma expressão da conexão e interdependência entre os seres humanos e a natureza, e como um chamado para uma mudança de perspectiva em relação à forma como nos relacionamos com o planeta. A Pachamama tem inspirado muitos movimentos socioambientais na América Latina e em outras partes do mundo, que buscam promover a proteção do meio ambiente e a valorização das culturas e saberes ancestrais.

A Revista Sul-Sul de Ciências Humanas tem o prazer de anunciar um dossiê especial sobre a proteção e a preservação do meio ambiente no contexto Sul-Sul Global, a ser publicado no primeiro semestre deste ano. Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que enfrentam e promovem debates sobre questões ambientais, especialmente sobre a proteção do meio ambiente e da biodiversidade, sobre a crise climática planetária e reflexões sobre as interconexões entre os seres humanos e a natureza. O foco especial deste dossiê é sobre questões e experiências do Sul-Sul Global na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama.

Os coordenadores deste dossiê temático convidam pesquisadores, professores, estudantes e profissionais para contribuírem com artigos científicos originais que abordem o tema desta chamada. Os artigos podem ter abordagem teórica ou empírica, e devem apresentar uma análise crítica e inovadora sobre as questões propostas. Sendo muito bem-vindos, textos que discutam a proteção e preservação do meio ambiente e da biodiversidade, incluindo questões como a degradação ambiental, mudanças climáticas, poluição e exploração de recursos naturais, alternativas e desenvolvimento sustentável. Além disso, espera-se receber artigos que apresentem reflexões, levantamentos, e proposições de soluções criativas e inovadoras para enfrentar esses desafios.

Os tópicos sugeridos para este dossiê incluem, como sugestão sem limitar-se a:

● A proteção e a preservação do meio ambiente no contexto Sul-Sul Global;

● Análises críticas da atual crise ambiental até discussões sobre políticas públicas;

● Estratégias e práticas de conservação e preservação do meio ambiente; ● A importância da educação ambiental e da participação comunitária;

● A relação entre a proteção ambiental e os direitos humanos, incluindo questões de justiça social, equidade e diversidade;

● O pensamento do socioambientalismo no contexto latino americano e suas implicações na proteção e preservação do meio ambiente;

● O resgate e a reafirmação dos povos originários no contexto do Sul-Sul Global;

● A crise climática e seus impactos sobre a biodiversidade em países do Sul-Sul Global ou da América Latina;

● A relação entre desenvolvimento socioeconômico e proteção ambiental em países do Sul-Sul Global ou da América Latina;

● O papel dos conhecimentos tradicionais e das comunidades locais na proteção do meio ambiente e da biodiversidade;

● A responsabilidade socioambiental das empresas em países do Sul-Sul Global ou da América Latina;

● As políticas públicas para a proteção do meio ambiente e da biodiversidade em países do Sul-Sul Global ou da América Latina;

● A importância da justiça ambiental e dos direitos humanos na proteção do meio ambiente e da biodiversidade em países do Sul-Sul Global ou da América Latina.

Este dossiê é especialmente voltado para textos que incidem no Sul-Sul Global e que demonstrem ou dimensionem experiências e perspectivas originais sobre os desafios ambientais e as estratégias de proteção e preservação do meio ambiente. Também encorajam- se trabalhos que explorem as interconexões entre as comunidades locais e a natureza, a importância do conhecimento tradicional e o papel das organizações da sociedade civil na defesa do meio ambiente, no combate às alterações climáticas e, sobretudo, no resgate e na reafirmação da importância dos povos originários.

Por fim, é importante registrar que os artigos serão submetidos a um rigoroso processo de revisão por pares, garantindo a qualidade e originalidade dos trabalhos. Os autores devem seguir as diretrizes de submissão da Revista Sul-Sul de Ciências Humanas, incluindo a formatação do texto, as referências bibliográficas e a idoneidade e clareza na escrita.

A Revista Sul-Sul de Ciências Humanas é um periódico de importante impacto social, tendo publicações semestrais e estando diretamente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais – PPGCHS, que é ambientado no Centro das Humanidades – CEHU, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB.

Reafirma-se o convite feito pelo editorial da Revista Sul-Sul de Ciências Humanas, para que pesquisadores e acadêmicos submetam seus artigos para este dossiê especial, que será uma importante contribuição para o debate sobre a proteção e preservação do meio ambiente no Sul-Sul Global. Esta é uma valiosa e fundamental oportunidade de fazer parte deste importante dossiê e contribuir para o avanço do conhecimento sobre a proteção e a preservação do meio ambiente em países do Sul-Sul Global. Os coordenadores deste dossiê temático agradecem antecipadamente pelas colaborações submetidas e esperam recepcionar textos até a data limite de submissão, nos termos desta chamada.