Pedagogias Locais, Espiritualidades e Resistências

práticas decoloniais e poéticas esperançadoras

Autores

  • Maria Cecilia Garcez Leme Universidad Nacional
  • José Mario Méndez Méndez Universidad Nacional, Costa Rica

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1010

Palavras-chave:

Resistência, Poesia, América Central, Espiritualidades, Pedagogías locais

Resumo

A América Central é o resultado da colonialidade que se perpetua e da resistência diante das diversas formas de violência que essa colonialidade gera. A resistência também emerge na literatura, na música, nas narrativas locais, na religiosidade popular. Este trabalho reúne as vozes de alguns coletivos em situação de resistência, assim como da resistência expressa através da poesia centro-americana. Em ambos os casos, a resistência é fonte de esperança, nutre processos sociais transformadores, favorece práticas pedagógicas locais-contextuais e se nutre de espiritualidades libertadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mario Méndez Méndez, Universidad Nacional, Costa Rica

Escuela Ecuménica de Ciencias de la Religión

 

Referências

AK´ABAL, Humberto. Ajkem Tzij /Tejedor de palabras. Guatemala: Cholsamaj, 2001.

ALENCAR, Claudiana Nogueira de. “Deixar existir a poesia mais selvagem” na tessitura de uma gramática anticolonial. In: MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva; SOUSA, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de (org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Pontes Editores, 2022, p. 9-12.

ASSMANN, Hugo. Redes digitais e metamorfose do aprender. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

CARDENAL, Ernesto. Antología. San José: Ed. Universitaria Centroamericana, 1975.

CARDENAL, Ernesto. Entre los poetas míos. Ed. Omegalfa, (Sin ciudad), 2013.

CARDENAL, Ernesto. Salmos. Buenos Aires: Cuadernos Latinoamericanos, 1974.

CASTILLO, Otto René. (2014). Libertad. Disponível em: https://www.poemas-del-alma.com/otto-rene-castillo-libertad.htm Acesso em 20 março 2024.

DALTON, Roque. 15 septiembre 2020. Como tú. In: Centroamérica es poesía. Disponível em: https://impactolatino.com/centroamerica-es-poesia/ Acesso em 20 março 2024.

DEBRAVO, Jorge. Entre los poetas míos. Colección antológica de poesía social, No. 52. Ed. Omegalfa, 2013.

ESCUELA INTERNCIONAL DE FILOSOFÍA INTERCULTURAL (EIFI). Convocatoria al XV Congreso Internacional de Filosofía Intercultural, (distribuido a través de correo electrónico el 19 de dic. 2023).

ELVIR, Lety. Un hombre pequeño con mirada de serpiente, 2021. In: El Escarabajo, Revista digital de arte y cultura. Disponível em: https://elescarabajo.com.sv/especiales/poetas-centroamericanas/ Acesso em 20 março 2024

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la esperanza. 7ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

KRENAK, Aílton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.

MENDIETA, Madeline. (2021). Aguas de Noviembre. In: El Escarabajo, Revista digital de arte y cultura. Disponível em: https://elescarabajo.com.sv/especiales/poetas-centroamericanas/ Acesso em 20 março 2024.

MATAMOROS, Milena Chaves (2021). Casa. In: El Escarabajo, Revista digital de arte y cultura. Disponível em: https://elescarabajo.com.sv/especiales/poetas-centroamericanas/

Acesso em 20 março 2024

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

GARCEZ LEME, Maria Cecilia; MÉNDEZ MÉNDEZ, José Mario. Pedagogias Locais, Espiritualidades e Resistências : práticas decoloniais e poéticas esperançadoras. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 10–30, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1010. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1010. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.