Presencia indígena en la universidad de Brasilia:

Desafíos de la permanencia

Autores

  • Núbia Tupinambá Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1033

Palavras-chave:

universidade indígena, política de permanência, , inclusão, discurso

Resumo

Neste artigo investigo os processos sociais e discursivos da presença de estudantes indígenas na Universidade de Brasília (UnB), a partir do meu olhar autoetnográfico. Parto de pressupostos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso, em diálogo com os estudos sobre decolonialidade, associados ao pensamento crítico da educação como prática de libertação. O recorte temático se deu sobre a discrepância entre a política de acesso dos estudantes indígenas à UnB e a política efetiva de acolhimento cotidiano, com suas lacunas, voltada para a nossa permanência na universidade. Parto de um registro criativo, dialogado e autoetnográfico, já defendendo o “ser-estar” indígena na academia como troca de saberes, como proposição de uma política de permanência e de inclusão, baseada no respeito à diversidade indígena brasileira, registrando as marcas identitárias de pertencimento. Parto de uma metodologia de cunho narrativo-etnográfico e autoetnográfico crítico e transgressivo, incluindo as questões identitárias e de agenciamentos no âmbito do discurso; abraço posturas reflexivas e decoloniais, no propósito de ter o alicerce na construção do diálogo, da interação, da troca de saberes e da resistência para existência do ser diferenciado. Como resultados, destaco movimentos de transformação discursiva e social, nas práticas reflexivas e acionais dentro da UnB e evidencio as minhas vivências na universidade como ponto de partida para discussões sociais mais amplas e que ancoram proposições sobre modos de ser e de novas formas de poder para apoiar políticas de permanência dos povos originários na academia.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

TUPINAMBÁ, Núbia. Presencia indígena en la universidad de Brasilia: : Desafíos de la permanencia. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 97–119, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1033. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1033. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL