Notório saber

a emergência epistêmica popular e a inclusão de saberes tradicionais nas instituições públicas de ensino superior

Autores

  • Ricardo Nascimento unilab
  • Raimundo Aterlane Pereira Martins

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1036

Resumo

Nos últimos anos, tem surgido, em nossa sociedade, um debate importante sobre a inclusão epistêmica dos conhecimentos tradicionais populares nos sistemas de ensino, em particular nas universidades públicas, por meio de um dispositivo legal conhecido como Notório Saber. No intervalo de duas décadas, surgiram, em nossas instituições pública de ensino superior (IPESs), várias resoluções que implementam o notório saber, realizando um movimento que oscila entre o reconhecimento e a inclusão dos conhecimentos tradicionais populares. Neste artigo, discutimos as circunstâncias sociais e políticas do que chamamos de Emergência Epistêmica Popular, como movimento que origina e impulsiona as universidades a incluírem os saberes tradicionais, bem como a pertinência e a adequação das resoluções das IPESs a partir da confluência de saberes tradicionais e acadêmicos. O artigo pretende delimitar com maior precisão o que é o notório saber, dando conta dos limites e das potencialidades de algumas de suas experiências de implantação.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

NASCIMENTO, Ricardo; PEREIRA MARTINS, Raimundo Aterlane. Notório saber: a emergência epistêmica popular e a inclusão de saberes tradicionais nas instituições públicas de ensino superior. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 220–241, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1036. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1036. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL