CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Jonivan Martins de Sá
  • Rafael Sides

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.982

Palavras-chave:

Contexto de Formação, Plasticidade Cerebral, Socioambientalismo Educacional

Resumo

O seguinte artigo apresenta as possíveis relações entre a noção de contexto de formação apresentada
na obra de Sá (2022) e questões relacionadas à perspectiva do socioambientalismo. Para tal, parte de crítica a perspectivas dicotômicas advindas da ciência moderna, como a separação epistemológica entre sujeito e objeto que degenera em uma visão de separação entre os corpos e o ambiente onde são produzidos. Nesse mesmo sentido, explora questões como a ontogenia e filogenia humana, sinaptogênese e plasticidade cerebral, enquanto processos biológicos centrais para uma compreensão efetiva acerca das relações constitutivas entre os seres humanos e os ambientes que os cercam. Ao final, busca explorar como a noção de contextos de formação pode auxiliar na efetivação de um socioambientalismo educacional.

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Biografia do Autor

Jonivan Martins de Sá

Doutor em Educação (UFSM); Mestre em Filosofia (UNISINOS); Bacharel em Ciências Sociais (UNIPAMPA).
Pesquisador dos grupos Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (UFSM) e Observatório de Direitos
Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional (UNIPAMPA). Professor na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e na Rede Verzeri

Rafael Sides

Licenciado em Ciências Humanas (UNIPAMPA).

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Publicado

03-08-2023

Como Citar

Martins de Sá, J., & Sides, R. (2023). CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(1). https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.982

Edição

Seção

Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama