CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL

Authors

  • Jonivan Martins de Sá
  • Rafael Sides

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.982

Keywords:

Contexto de Formação, Plasticidade Cerebral, Socioambientalismo Educacional

Abstract

O seguinte artigo apresenta as possíveis relações entre a noção de contexto de formação apresentada
na obra de Sá (2022) e questões relacionadas à perspectiva do socioambientalismo. Para tal, parte de crítica a perspectivas dicotômicas advindas da ciência moderna, como a separação epistemológica entre sujeito e objeto que degenera em uma visão de separação entre os corpos e o ambiente onde são produzidos. Nesse mesmo sentido, explora questões como a ontogenia e filogenia humana, sinaptogênese e plasticidade cerebral, enquanto processos biológicos centrais para uma compreensão efetiva acerca das relações constitutivas entre os seres humanos e os ambientes que os cercam. Ao final, busca explorar como a noção de contextos de formação pode auxiliar na efetivação de um socioambientalismo educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jonivan Martins de Sá

Doutor em Educação (UFSM); Mestre em Filosofia (UNISINOS); Bacharel em Ciências Sociais (UNIPAMPA).
Pesquisador dos grupos Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (UFSM) e Observatório de Direitos
Fundamentais na perspectiva do Constitucionalismo, do Socioambientalismo e da Geopolítica Internacional (UNIPAMPA). Professor na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e na Rede Verzeri

Rafael Sides

Licenciado em Ciências Humanas (UNIPAMPA).

References

BRIDI FILHO, Cesar Augusto; BRIDI, Fabiane de Souza; ROTTA, Newra Tellechea. Intervenções

Terapêuticas que Promovem Desenvolvimento Sináptico. In: ROTTA, Newra Tellechea; BRIDI

FILHO, Cesar Augusto; BRIDI, Fabiane de Souza. Plasticidade Cerebral e Aprendizagem:

abordagem interdisciplinar. São Paulo: Artmed, 2018

LIMA, Gustavo F. C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades

sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan./abr. 2009

MARQUES JUNIOR, William Paiva. Sustentabilidade, socioambientalismo e direitos da

natureza na américa latina. S15º Seminário Internacional de Governança e

Sustentabilidade. vol. 9. Alicante - Espanha, 2019, p. 401-421.

RIBAS, Guilherme. Considerações sobre a evolução filogenética do sistema nervoso, o

comportamento e a emergência da consciência. In: Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006,

vol.28, n.4, pp.326-338. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?

script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000400015&lng=en&nrm=iso. Acesso em 06 jun.

SÁ, J.M de. Redimensionar o corpo - biologicidade, racionalidade e poder em contextos de

formação. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa

Maria, Santa Maria, 2022.

SOUZA, Rosana e TEIXERA, Luiz. Sobre a Relação entre Filogenia e Ontogenia no

Desenvolvimento da Lateralidade na Infância In: Psicologia: Reflexão e Crítica, v.24, n.1,

p.62-70, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/YtyCBFH9BVKwBvrSc9ZvNmd/?

lang=pt. Acesso em 06 jun.2023.

Published

2023-08-03

How to Cite

MARTINS DE SÁ, Jonivan; SIDES, Rafael. CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL. Brasil Profundo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.53282/sul-sul.v4i1.982. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/982. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.