PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Roberto Barboza Castanho
  • Tauane Eduarda Antunes Mendonça
  • Bianca Estefani Martins Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.983

Resumo

A produção de resíduos que geram poluição é cada dia maior no mundo todo. Nesse sentido, o presente artigo visa ressaltar a importância das práticas de cuidado, preservação e conservação do meio ambiente, através de um relato teórico-prático de oficinas que foram realizadas através de ações extensionistas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, em uma instituição social e de educação na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, denominada Centro de Formação Teresa Verzeri. Justifica-se a proposta, tendo em vista que o ambiente educacional é um estratégico lugar onde as informações sobre educação ambiental podem ser feitas com intuito de reforçar tais práticas em seus cotidianos, dentro e fora,das escolas. Assim, metodologicamente, para a consolidação deste, traçaram-se algumas etapas, tais como: Revisão bibliográfica sobre alguns dos temas que envolvem a educação ambiental, tais como: descarte correto de resíduos, educação para reciclagem, princípios dos três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), entre outros. Além disso, também foi realizada a preparação de material para palestras, oficinas e demais ações que fora desenvolvidas na instituição. Os resultados obtidos foram de extrema satisfação e envolvimento dos participantes e da instituição que aceitou a realização das oficinas.

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Biografia do Autor

Roberto Barboza Castanho

Doutor em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2006). Mestre em Engenharia Agrícola
pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) com parte realizada na Università Degli Studi di Udine – em
Udine na Itália. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2000).
Docente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja - RS, no curso de graduação de Serviço Social, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEP – UFU Campus Pontal, em Ituiutaba – MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geoprocessamento Aplicado a Mapeamentos Ambientais – NEPEGAMA, bem como coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia Socioambiental - LEPETRACS, na UNIPAMPA, campus São Borja – RS.

Tauane Eduarda Antunes Mendonça

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja.

Bianca Estefani Martins Ribeiro

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja.

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Publicado

03-08-2023

Como Citar

Barboza Castanho, R., Antunes Mendonça, T. E., & Martins Ribeiro, B. E. (2023). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 4(1). https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.983

Edição

Seção

Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama