PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Authors

  • Roberto Barboza Castanho
  • Tauane Eduarda Antunes Mendonça
  • Bianca Estefani Martins Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.983

Abstract

A produção de resíduos que geram poluição é cada dia maior no mundo todo. Nesse sentido, o presente artigo visa ressaltar a importância das práticas de cuidado, preservação e conservação do meio ambiente, através de um relato teórico-prático de oficinas que foram realizadas através de ações extensionistas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, em uma instituição social e de educação na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, denominada Centro de Formação Teresa Verzeri. Justifica-se a proposta, tendo em vista que o ambiente educacional é um estratégico lugar onde as informações sobre educação ambiental podem ser feitas com intuito de reforçar tais práticas em seus cotidianos, dentro e fora,das escolas. Assim, metodologicamente, para a consolidação deste, traçaram-se algumas etapas, tais como: Revisão bibliográfica sobre alguns dos temas que envolvem a educação ambiental, tais como: descarte correto de resíduos, educação para reciclagem, princípios dos três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), entre outros. Além disso, também foi realizada a preparação de material para palestras, oficinas e demais ações que fora desenvolvidas na instituição. Os resultados obtidos foram de extrema satisfação e envolvimento dos participantes e da instituição que aceitou a realização das oficinas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Barboza Castanho

Doutor em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2006). Mestre em Engenharia Agrícola
pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) com parte realizada na Università Degli Studi di Udine – em
Udine na Itália. Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2000).
Docente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja - RS, no curso de graduação de Serviço Social, e no Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEP – UFU Campus Pontal, em Ituiutaba – MG. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geoprocessamento Aplicado a Mapeamentos Ambientais – NEPEGAMA, bem como coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia Socioambiental - LEPETRACS, na UNIPAMPA, campus São Borja – RS.

Tauane Eduarda Antunes Mendonça

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja.

Bianca Estefani Martins Ribeiro

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Borja.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS- ABNT. Resíduos Sólidos: classificação, NBR

004. Rio de Janeiro, 1987. 63p. Página 5 de 13.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS; ABETRE, 2016. Disponível em:http://www.abetre.org.br/estudos-e-publicacoes/publicacoes/publicacoesabetre/classificacao-de-residuos. Acesso em: 26 ago. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 42a edição, Saraiva,2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, 1997.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO-AMBIENTE-CONAMA. No 005, de 05 de agosto de 1993.

EFFTING, T. R. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS: REALIDADE E DESAFIOS. [s.l: s.n.]. FARIA, C., Classificação e Tipos de Resíduos Sólidos. In: Info Escola. (s.d). Disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/residuos-solidos/. Acesso em: 26 ago. 2018.

GRANZIERA, M. L. M. Direito Ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE; Princípios dos 3 Rs, (s.d). Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumosustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/principio-dos-3rs.html#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20Princ%C3%ADpio,%2D%20Reduzir%2C%20Reutilizar%20e%20Reciclar.&text=Reciclar%20envolve%20a%20transforma%C3%A7%C3%A3o%20dos,de%20processos%20industriais%20ou%20artesanais. Acesso em: 26 ago. 2018.

JARDIM, D. B. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: trajetórias, fundamentos e identidades. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambiental. ISSN 1517 - 1256, v. 22, janeiro a julho de 2009.

Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2821/1587>. Acesso em: 8 jun. 2023.

PETRY, D. R ; PILATTI, C. A. ; SEHNEM, S. ; ORO, I. M. Gestão de Resíduos Sólidos: Um estudo em uma empresa que atua na cidade de Xanxerê e região. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, p. 682-702, 2015.

PIMENTA, S. G., GHEDIN, E. e FRANCO, A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. 198 p.

PLANETA RECICLÁVEL; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS (ABRE); Simbologia de identificação de materiais, (s.d). Disponível em: http://www.planetareciclavel.com.br/simbologia/simbologia.html. Acesso em: 22.02.2022.

PREFEITURA DE SÃO PAULO; Resíduos Sólidos, (s.d) . Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/residuos_solidos/index.php?p=229517. Acesso em: 22 de fevereiro de 2022.

REIS, B. L.; FADIGAS, A. F. A. E.; CARVALHO, E.C. Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. 2. ed. São Paulo: Manole, 2005. Cap. 4, p. 135-136.

SCHMITZ, M., Gerenciamento de resíduos sólidos domésticos: Estudo de caso na central de triagem, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domésticos do município de Estrela/RS. Ed. da Univates, 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO -UNESP; Classificação dos Resíduos, (s.d). Disponível em: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res07.htm. Acesso em: 26 ago. 2018.

Published

2023-08-03

How to Cite

BARBOZA CASTANHO, Roberto; ANTUNES MENDONÇA, Tauane Eduarda; MARTINS RIBEIRO, Bianca Estefani. PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Brasil Profundo, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.53282/sul-sul.v4i1.983. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/983. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Vol. 04 N. 01 - A naturaleza em Abya Yala: reflexões e desafios sobre a proteção e a preservação do meio ambiente na perspectiva do socioambientalismo, do buen vivir e de pachamama