Alguns aspectos historiográficos sobre os negros e negras africanos e afro-brasileiros na diáspora e na formação do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i01.653

Palavras-chave:

racismo; escravidão; identidade; diásporas; história – afro-brasileira e africana

Resumo

No dia doze de setembro de  2019, no período vespertino teve o painel sobre as Relações Étnico-raciais, no Fórum Sociedade Crítica (FSC) evento promovido pela Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais – PPCHS. Nesse painel teve a fala do Prof. Pedro Leiva, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB e do Prof. José Francisco dos Santos da Universidade Federal do Oeste da Bahia -UFOB, docente do PPCHS-UFOB. Esse texto vai se debruçar na apresentação, que discorreu sobre a história das negras e negros na diáspora africana e afro-brasileira e no processo de exclusão dos mesmos na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco dos Santos, UFOB

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Assis (2005) curso de Especialização Latu-Sensu em História, Sociedade e Cultura (2008), Mestrado (2010) e Doutorado(2015) todos em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Tem curso livre em História de África: Problemas, Fontes e Métodos realizado no programa de pós-graduação mestrado e Doutorado em História da África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011) . Atualmente é docente Adjunto, padrão I, nível C, lecionando as disciplinas de Histórias das Africas/Cultura Afro-brasileira; professor dos Programas de Mestrado em Ciência Humanas e Sociais e do Mestrado em Ensino ambos na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB.

Referências

ALMEDA, Silvio Luís de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Tradução Magda Lopes. Bauru: EDUSC, 1998.
APPIAH, Kwanr Anthony. Na cada de meu pai: a África na filosofia da Cultura. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BATSÎKAMA, Raphaël e BATSÎKAMA, Patrício. ESTRUTURAS E INSTITUIÇÕES DO KÔNGO. REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA, Rio de Janeiro, 5-1: 6-41, 2011.
BORGES, Érica Naiara R. RAÇA E O MESTIÇO SERTANEJO NO PENSAMENTO DE GERALDO ROCHA, Trabalho de Conclusão de Curso, em Licenciatura em História. Centro das Humanidades, Universidade Federal do Oeste da Bahia -UFOB. Barreias, 2019.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. 2ed. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, 2012.
GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial. 6ed. São Paulo: Expressão Popular/Perseu Abramo, 2016.
HALL, Stuart. SOVIK, Liv (Org.). Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Tradução Adelaine La Guardia Resende. [et.al]. Bel Horizonte:UFMG, 2003.
HOLLANDA, Sérgio Buarque de . Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo – diário de uma favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1960.
M’BOKOLO, Elikia. África Negra: História e Civilizações Tomo I (até o século XVII). São Paulo/Salvador: EDUFBA/Casas das Áfricas, 2009.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Traduzido por Sebastião Nascimento.São Paulo: n-1 edições, 2018.
MOURA, Clovis. Quilombolas: Resistências ao escravismo. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1989.
REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil: A História do Levante dos Malés em 1835. São Paulo: Cia das Letras, 2003.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2017.
RODRIGUES, RN. Os africanos no Brasil [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010.
SANTOS, Rosiane de Oliveira da Fonseca. Diversidades étnico-raciais na Educação Infantil. No site: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/13/diversidades-etnico-raciais-na-educacao-infantil. Acessado no dia 21 de abril de 2020.
SILVA, Alberto da Costa. Um Rio Chamado Atlântico: A África no Brasil e o Brasil na África. 2ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011
SOUZA, Adelânia Rocha de. CLÓVIS MOURA: O NEGRO NA HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA, Trabalho de Conclusão de Curso, em Licenciatura em História. Centro das Humanidades, Universidade Federal do Oeste da Bahia -UFOB. Barreias, 2019.
ULISSES F. Araújo... [et al.]. Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: relações étnico-raciais e de gênero / organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 4 v.
VIEIRA, Francisco Sandro da Silveira. As etnias africanas e a construção do projeto de identidade nacional. In: Construindo IGUALDADE RACIAL: 1°PRÊMIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 2010. p.97-128.

Downloads

Publicado

27-05-2020

Como Citar

dos Santos, J. F. (2020). Alguns aspectos historiográficos sobre os negros e negras africanos e afro-brasileiros na diáspora e na formação do Brasil. Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 1(01), 35–56. https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i01.653

Edição

Seção

Vol. 01 N. 01 - Sociedade crítica: pensamento e transformação do presente