Currículos Interculturais: realidade possível ou utopia acadêmica?

Autores/as

  • Jamile Borges da Silva UFBA
  • Marisa Santos de Souza Rede Municipal de Lapão/Ba.

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i02.675

Palabras clave:

Currículo, multiculturalismo, interculturalidade

Resumen

This work aims to promote at criticizing the school curricula in force all around the country, taking into consideration its political and epistemological substratum deeply anchored in canons of coloniality, erasing histories, trajectories and memories and, how the intercultural perspective can contribute to repositioning and promoting epistemic justice for historically silenced groups.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marisa Santos de Souza, Rede Municipal de Lapão/Ba.

Mestre em Educação Profissional Currículo, Linguagem e Inovações Pedagógicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pedagoga pela Unidade de Ensino Superior do Sertão da Bahia- UESSBA. Pós-graduada no Ensino da História e da Cultura afro-brasileira pela Faculdade de Ciência e Tecnologia – FTC. Professora da Rede Municipal de Lapão/Ba.

Citas

BRASIL. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.1996

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2003

BEZERRA, Maria Luísa da Costa e RIBEIRO, Márcia Maria Gurgel a escola e o currículo multicultural: desafios e perspectivas Disponível em https://cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT07/7.1.pdf

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global, in Revista Crítica de Ciências Sociais, 80 | 2008, 115-147.
MACAGNO, Lorenzo. O dilema multicultural. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná; Rio de Janeiro: Graphia, 2014
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167;
MIGNOLO, Walter. Histórias Globais/projetos Locais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005;
MOREIRA, Antonio F. B. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPED. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 81-101, novembro/ 2002
MUDIMBE, V. Y. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Lisboa: Mangualde: Luanda: Edições Pedago; Edições Mulemba, 2013.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina, 107, , in A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp.107-130

SILVA, Jamile Borges da. (Re) semantizar la memoria como pedagogía descolonial: a próposito de un diálogo con Jamile Borges, in F Ramallo, S Bazán - Revista de Educación, 2019a. pp 241-254

SILVA, Jamile B. Pedagogias vitais e notas desejantes. Revista de Educación . Universidad Nacional de Mar Del Plata. 2018b. pp 263-267

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 133 p., 2010 [1985]

WALSH, Catherine; GARCÍA, J. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Abya-Yala, 2005;

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

SILVA, Jamile Borges da; MARISA SANTOS DE SOUZA. Currículos Interculturais: realidade possível ou utopia acadêmica?. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 1, n. 02, p. 24–38, 2020. DOI: 10.53282/sulsul.v1i02.675. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/675. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Fluxo contínuo