Alteridades questionantes sobre as problemáticas da educação física escolar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional (PROEF)

atos de currículo decolonial no polo muzambinho do ifsuldeminas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1024

Resumo

Objetivamos nesse ensaio descortinar a experiência político-pedagógica da constituição de atos de currículo do curso de Mestrado Profissional em Educação Física do polo IFSULDEMINAS campus Muzambinho, no que tange a disciplina de Problemáticas da Educação Física Escolar. Dessa forma, foram apresentadas as seguintes sessões no texto reflexivo: alteridades questionantes que emergem essa escrita; as trajetórias instituintes para a disciplina de Problemáticas da Educação Física Escolar no PROEF – Polo Muzambinho; inventário bibliográfico e as dimensões da didática em evidência de colonização da racionalidade técnica-instrumental; a (in)visibilidade do pensamento decolonial nas dissertações do PROEF e a afirmação de um eixo integrador temático em transgressão epistêmica; e para finalizar: por uma produção científica na Educação Física Escolar crítica, transgressora e decolonial. Defendemos que as dissertações produzidas no PROEF precisam transgredir no processo de produção do conhecimento técnico-instrumental para construir bases epistêmicas que transformem as aulas de Educação Física no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Samara Moura Barreto , Instituto Federal do Ceará

Licenciada em Educação Física. Mestra e Doutora em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Fortaleza. Coordenadora de Formação e Práticas Educativas do Departamento de Educação Física do IFCE. Editora da Revista de Educação Física, Saúde e Exercício Físico (REFISE). Secretária Estadual do Ceará no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Docente colaboradora do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF - IFSULDEMINAS). Membra dos Grupos de Pesquisa: Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE); Educação, História e Saúde Coletiva (UECE); Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos (UFC); Grupo de Estudos EscolaR (UNICAMP); Grupo de Estudos e Pesquisas de Professores(as) de Educação Física (IFSULDEMINAS).

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo. Colaborador dos programas de Mestrado Profissional em Educação Física (IFSULDEMINAS) e Mestrado acadêmico em Educação Física (UNIVASF). 

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

BARRETO , Samara Moura; TEIXEIRA MALDONADO, Daniel. Alteridades questionantes sobre as problemáticas da educação física escolar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional (PROEF): atos de currículo decolonial no polo muzambinho do ifsuldeminas. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 198–219, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1024. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1024. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL