Alteridades questionantes sobre as problemáticas da educação física escolar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional (PROEF)

atos de currículo decolonial no polo muzambinho do ifsuldeminas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1024

Resumo

Objetivamos nesse ensaio descortinar a experiência político-pedagógica da constituição de atos de currículo do curso de Mestrado Profissional em Educação Física do polo IFSULDEMINAS campus Muzambinho, no que tange a disciplina de Problemáticas da Educação Física Escolar. Dessa forma, foram apresentadas as seguintes sessões no texto reflexivo: alteridades questionantes que emergem essa escrita; as trajetórias instituintes para a disciplina de Problemáticas da Educação Física Escolar no PROEF – Polo Muzambinho; inventário bibliográfico e as dimensões da didática em evidência de colonização da racionalidade técnica-instrumental; a (in)visibilidade do pensamento decolonial nas dissertações do PROEF e a afirmação de um eixo integrador temático em transgressão epistêmica; e para finalizar: por uma produção científica na Educação Física Escolar crítica, transgressora e decolonial. Defendemos que as dissertações produzidas no PROEF precisam transgredir no processo de produção do conhecimento técnico-instrumental para construir bases epistêmicas que transformem as aulas de Educação Física no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Moura Barreto , Instituto Federal do Ceará

Licenciada em Educação Física. Mestra e Doutora em Educação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Fortaleza. Coordenadora de Formação e Práticas Educativas do Departamento de Educação Física do IFCE. Editora da Revista de Educação Física, Saúde e Exercício Físico (REFISE). Secretária Estadual do Ceará no Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Docente colaboradora do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF - IFSULDEMINAS). Membra dos Grupos de Pesquisa: Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE); Educação, História e Saúde Coletiva (UECE); Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos (UFC); Grupo de Estudos EscolaR (UNICAMP); Grupo de Estudos e Pesquisas de Professores(as) de Educação Física (IFSULDEMINAS).

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente de Educação Física do Instituto Federal de São Paulo. Colaborador dos programas de Mestrado Profissional em Educação Física (IFSULDEMINAS) e Mestrado acadêmico em Educação Física (UNIVASF). 

Referências

XXX.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

ARAÚJO, João Gabriel Eugênio; BATISTA, Cleyton; MOURA, Diego Luz. Exergames na Educação Física: uma revisão sistemática. Movimento. Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 529-542, 2017. ARAÚJO, Samuel Nascimento; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Os conteúdos de ensino da Educação Física Escolar: um estudo de revisão dos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência. Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 205-221, 2017.

BRACHT, Valter et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento dos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte 1. Movimento. Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011. BRACHT, Valter et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento dos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte 2. Movimento. Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 11-37, 2012.

BRAUN, Virginia; CLARKE; Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2. p. 77-101. 2006.

CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. Vozes, 1983.

CASTRO, Mariana Oliveira Rabelo; TELLES, Silvio de Cassio Costa. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas públicas regulares do Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 1-20, 2020.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

XXX; XXX; XXX.

CUNHA, Luciana Medeiros da. Dispositivos de mediação biográfica: a formação de jovens na educação profissional. 2019. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa [online]. 2006, v. 32, n. 2 [Acessado 8 Outubro 2022] , pp. 359-371. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011>. Epub 21 Nov 2006. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011.

FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática. Pensar a Prática. Goiânia, v. 24, e65497, 2021.

FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Análise da produção do conhecimento sobre a Educação Física na Educação Infantil. Movimento. Porto Alegre, v. 25, e25058, 2019.

FONSECA, Michele Pereira de Souza; BRITO, Leandro Teofilo. Por uma perspectiva inclusiva na Educação Física Escolar. In: CARVALHO, Rosa Malena de Araújo; PALMA, Alexandre; CAVALCANTI, André dos Santos Souza. Educação Física, soberania popular, ciência e vida. Niterói: Intertexto, 2022. p. 69-83.

FREIRE, Juliana de Oliveira; BARRETO, Aldecilene Cerqueira; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Currículo e prática pedagógica no cotidiano escolar da Educação Física: uma revisão em periódicos nacionais. Movimento. Porto Alegre, v. 26, e26019, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma aprendizagem crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos cur¬rículos. Currículo sem Fronteiras. Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras, 2019.

MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador: Edufba, 2016.

XXX.

XXX.

XXX; XXX; XXX.

XXX; XXX.

XXX; XXX.

XXX; XXX.

XXX; XXX; XXX.

XXX; XXX; XXX.

MARIANO, Misma Lima; PARENTE; Maria Larissy da Cruz; XAVIER JÚNIOR, Jayme Felix. O ensino da ginástica na Educação Física: uma revisão sistemática. Motrivivência. Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 1-17, 2019.

MATOS, Naiara da Rocha et al. Discussão de gênero nas aulas de Educação Física: uma revisão sistemática. Motrivivência. Florianópolis, v. 28, n. 47, p. 261-277, 2016.

MENDONÇA, Giuliano Pablo Almeida; FREIRE, Elisabete dos Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Relações étnico-raciais e Educação Física escolar: uma revisão integrativa de teses e dissertações. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1-20, 2020.

MORAES E SILVA, Marcelo; MEDEIROS, Daniele Cristina Carqueijeiro; QUITZAU, Evelise Amgarten. Educação Física Escolar: espaço de questionamento das masculinidades hegemônicas? Cadernos de Formação RBCE. v. 11, n. 2, p. 25-36, 2020.

MOREIRA, Vinícius dos Santos et al. A publicação científica sobre avaliação na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa. Colloquium: health and education. Mooca (SP), v. 1, n. 1, p. 1-18, 2021.

MOURA, Diego Luz et al. O ensino de lutas na Educação Física Escolar: uma revisão sistemática da literatura. Pensar a Prática. Goiânia, v. 22, e51677, 2019.

NUNES, Luciana Oliveira; ZILBERSTEIN, Jacqueline; BOSSLE, Fabiano. Educação Física Escolar, anos iniciais e aprendizagens: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. Motrivivência. Florianópolis, v. 34, n. 65, p. 1-16, 2022.

NUNES, Luciana Oliveira et al. Planejamento de ensino e Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. Motrivivência. Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 280-294, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição; OLIVEIRA, Roberta; CUNHA, Luciana. Constituição de fontes para a pesquisa qualitativa em educação: grupo reflexivo de mediação biográfica e quadro de escuta. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação qualitativa, 7, 2018, Fortaleza, CE. Atas [...]. Fortaleza, CE, 2018, p. 657-665.

PELUSO, Débora Leonel et al. Educação Física na educação (inclusiva?) de jovens e adultos: um retrato da produção científica na área. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1-20, 2020. SKOLAUDE, Lucas Silva; CANON-BUITRAGO, Edwin Alexander; BOSSLE, Fabiano. A Educação Física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento intercultural. Movimento. Porto Alegre, v. 26, e26009, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOUZA, Edilson Fernandes. Tese autobiográfica: os procedimentos para o constructo do “eu” fonte. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 14, p. 777-795, 29 jun. 2020.

TAVARES, Natacha da Silva; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, suas formas e seus lugares no currículo escolar: um estudo de revisão. Movimento. Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 275-290, 2018.

VAGO, Tarcísio Mauro. Uma polifonia da Educação Física para o dia que nascerá: sonhar mais, crer no improvável, desejar coisas bonitas que não existem e alargar fronteiras. In: CARVALHO, Rosa Malena de Araújo; PALMA, Alexandre; CAVALCANTI, André dos Santos Souza. Educação Física, soberania popular, ciência e vida. Niterói: Intertexto, 2022. p. 38-54.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

BARRETO , Samara Moura; TEIXEIRA MALDONADO, Daniel. Alteridades questionantes sobre as problemáticas da educação física escolar no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional (PROEF): atos de currículo decolonial no polo muzambinho do ifsuldeminas. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 198–219, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1024. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1024. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL