Ressonâncias Coloniais, Estudos De(s)coloniais e Educação do Campo: apontamentos para uma agência investigativa numa Escola Família Agrícola, em Angical-Ba

Autores

  • Cátia Fernanda de Oliveira Passos Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Terezinha Oliveira Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i02.765

Palavras-chave:

colonialidade, alteridade, formação de professores, Educação do Campo.

Resumo

RESUMO: Apesar de o colonialismo ser uma forma de governo superada, suas ressonâncias permanecem, excluindo povos e perpetuando o trajeto das relações de poder, da dominação política e econômica. Em contrapartida, os estudos da pós-modernidade surgem em meio a essas turbulências e assinalam uma recontextualização social marcada pelas insurgências de corpos históricos marginalizados no enfrentamento das exclusões que têm no racismo sua base estrutural. Diante desse cenário, a partir de uma abordagem teórico-bibliográfica, ancorada nos Estudos Decoloniais, este artigo busca refletir sobre aquelas tensões que, constantemente, são reatualizados em práticas cotidianas. Essas práticas também estão nas salas de aula, nas suas interseccionalidades de raça, linguagem, etnia, gênero, territorialidade etc. Dessa forma, o presente estudo traz em suas linhas últimas o diálogo desses debates teóricos com a Educação do Campo, especificada na Escola Família Agrícola de Angical-Ba e os desafios da formação docente constituem-se apontamentos investigativos  de uma pesquisa, em curso, alocada no Mestrado Acadêmico do  Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

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Biografia do Autor

Cátia Fernanda de Oliveira Passos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Especialista em Estudos Linguísticos: Leitura e Produção Textual (UNEB). Atualmente  é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e integrante do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis (Centro de Humanidades/Universidade Federal do Oeste da Bahia)

Terezinha Oliveira Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual do Oeste da Bahia (PPGCHS/UFOB); Líder do Grupo de Pesquisa Corpus Possíveis (CEHU/UFOB).

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

PASSOS, Cátia Fernanda de Oliveira; SANTOS, Terezinha Oliveira. Ressonâncias Coloniais, Estudos De(s)coloniais e Educação do Campo: apontamentos para uma agência investigativa numa Escola Família Agrícola, em Angical-Ba. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 1, n. 02, p. 04–23, 2020. DOI: 10.53282/sulsul.v1i02.765. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/765. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fluxo contínuo

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