The history of the Interdisciplinary Bachelor's Degree in Humanities in the process of expansion of federal public universities in Brazil

Authors

  • Atanásio Mykonios UFVJM
  • Josélia Barroso Queiroz Lima Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Aline Faé Stocco Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.53282/sulsul.v2i02.898

Keywords:

university expansion, social inclusion, social democratization, challenges.

Abstract

This article analyzes the expansion process of the Brazilian public university, having as reference the experience of the Federal University of Vales do Jequitinhonha (UFVJM) and the conduction of the Interdisciplinary Bachelor in Humanities course, Campus JK. Diamantina, MG, Brazil. In it, the authors reflect on the educational challenges of interdisciplinarity and, above all, discuss the challenges of social inclusion as a condition for social democratization. The authors, former course coordinators, narrate the trajectories and the pedagogical practice lived with the social subjects who arrive at the university, black, non-hetero normative, low social class working men and women, the need for epistemic breaks and the importance of doing education as an act committed to social transformation. As an experience report, the text registers, describes, discusses the paths built and the obstacles of public education, free and socially referenced in a country that, historically, denies its people the social right to education. Nevertheless, they point to the multiple possibilities that 'dissident bodies' produce of knowledge, affection, knowledge when the dialogue between the university and those who arrive opens up as a methodological and pedagogical path, ensuring that differences can be recognized.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Atanásio Mykonios, UFVJM

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (2002) e Mestrado em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades,FIH, no Curso de Bacharelado em Humanidades, BHU, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM. Atua na área de Filosofia e Economia Política e Crítica da Economia Política. Coordenou o Bacharelado em Humanidades de Abril de 2010 a abril de 2012 e atualmente é coordenador do mesmo curso. Fundador do CENTRO DE ESTUDOS EM FILOSOFIA – CEFIL, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e à UFVJM. Fundador do Grupo Crítica Social, desde março de 2005, também vinculado ao CNPq e certificado pela UFVJM, com ênfase no estudo da teoria do valor e do fetiche marxianos, bem como a teoria crítica no desdobramento do marxismo heterodoxo. Desenvolve pesquisas na área do capitalismo e sua crítica – imanência e transcendência, estudos e textos acerca da reprodução do capitalismo. Na atualidade tem desenvolvido estudos na área da Crítica da Necessidade, sustentando uma reflexão acerca da revisão do processo social de produção em consonância com os padrões de consumo e necessidade da sociedade atual produtora de mercadorias e pesquisas na Ética da Mercadoria. Desenvolve pesquisas nas áreas da percepção, antropologia filosófica e cultura. Colaborador do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Humanidades, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Josélia Barroso Queiroz Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora Adjunta em Psicologia Social, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Cursos Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas/ Políticas Públicas  vinculado ao Programa de Mestrado em Estudos Rurais da UFVJM. Ex-coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciencias Humanas/ Políticas Públicas.

Aline Faé Stocco, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora Adjunta da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando junto ao curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas – Políticas públicas, e ao curso de Pós-graduação em Ciências Humanas. Doutora e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013 e 2017) com Doutorado Sanduíche na Universidad de La Habana. Também possui graduação em Ciências Econômicas pela mesma universidade (2004).

References

ARRAYO, M. Política educacional e desigualdades: a procura de novos significados. Edu. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out.-dez. 2010.

BAPTISTA, Carolinne Montes et al. O Estado da arte sobre o REUNI. XIII Coloquio de Gestión Universitaria en Américas. 2013 Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/114850/2013278%20-%20O%20estado%20da%20arte%20sobre%20o%20Reuni.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 1 mar de 2021.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In: _____(org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2012b.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2012a.

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: BIANCHETTI. L., JANTSCH. A. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes. 1995.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

hooks, b. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 6 Ed, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019.

Brasília: Inep, 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 10.02.2021.

LIMA, Josélia Barroso Queiroz. O poder masculino na esfera da universidade pública. Argentina. Revista Eletrônica. Vol.5 No.1. 2018.

Enero – junio.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº. 01, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 1 de março de 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº. 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 1 de março de 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. UFVJM. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Humanas. 2019. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html>. Acesso em: 1 de março de 2021.

POMBO, Olga. Práticas interdisciplinares. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 15, jan/jun 2006, p. 208-249.

SANTOS, B. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

SAVIANI, Dermeval. A Expansão do Ensino Superior no Brasil: Mudanças e Continuidades. Poíesis Pedagógica. v.8, n. 2 ago./dez. 2010; p. 4-17.

Published

2021-10-01

How to Cite

MYKONIOS, Atanásio; BARROSO QUEIROZ LIMA, Josélia; FAÉ STOCCO, Aline. The history of the Interdisciplinary Bachelor’s Degree in Humanities in the process of expansion of federal public universities in Brazil. Brasil Profundo, [S. l.], v. 2, n. 02, p. 232–257, 2021. DOI: 10.53282/sulsul.v2i02.898. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/898. Acesso em: 21 nov. 2024.