A constituição do sujeito leitor pela via da contação de histórias
DOI:
https://doi.org/10.53282/sulsul.v1i02.750Palavras-chave:
formação de professores; contação de histórias; práticas docentes; oralidadeResumo
Este artigo resulta de ações desenvolvidas em componente de 45h em curso de pós-graduação (mestrado e doutorado), em 2018. Foram ouvidos dezenove estudantes matriculados no componente sobre a sua formação leitora e como ouvinte de histórias, dialogando com suas experiências enquanto docentes, buscando entender: qual a constituição leitora de mediadores de leitura? Para alcançar resposta a essa pergunta, a escuta sensível foi usada como dispositivo metodológico de produção das informações, registradas em diário de campo, além da escrita individual de memorial. O objetivo geral foi descrição de mediações que se estabelecem em sala de aula no processo de enleituramento através da oralidade da contação de histórias. Os resultados apontaram para reflexões pedagógicas de abordagem da oralidade como prática em aulas com crianças, jovens, adultos e idosos. A pesquisa teve ancoragem principalmente em: Soares (2004); Orlandi (2003) e Oliveira (2018).
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22.ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte 1. 15 ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2005
JOSÉ, Elias. Memórias, cultura e literatura: o prazer de ler e recriar o mundo. São Paulo: Paulus, 2012.
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 1988.
MACEDO, Roberto Sidnei. A Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial: nas Ciências Humanas e na Educação. Salvador: EDUFBA, 2000.
OLIVEIRA, Rosemary Lapa. Mediação da leitura: o enleituramento. In: DICKMANN, Ivanio (org). Vozes da Educação, volume VIII. São Paulo: Dialogar, 2018
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas-SP: Pontes, 2003
ORLANDI, Eni Puccinelli. A questão do assujeitamento: um caso de determinação histórica. 2007. Disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=26&id=296&tipo=1. Acesso em 15 set 2018
RINALDI, Carla. Diálogos Com Reggio Emillia. Escutar, investigar e aprender. Tradução. Vania Cury. 1. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 2012.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012
SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo: Annablume, 2003.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. 3ª ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ. n.25. Rio de Janeiro Jan./Apr. 2004
SOUZA, Ana A. Arguelho de. Literatura infantil na escola: a leitura em sala de aula. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2010