Pensamento educativo decolonial e perspectivas outras para o currículo e para formação universitária
DOI:
https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1020Palavras-chave:
Contemporaneidade, Pensamento decolonial, Currículo, EducaçãoResumo
Inserido no contexto dos estudos contemporâneos sobre educação e colonialidade, observa-se a necessidade de reexaminar a história de Abya Ayla visando a revisão do pensamento educativo que permeia o currículo. Dessa forma, o texto tem por objetivo o resgate de pensamentos de povos originários e subalternizados com vistas a elaboração de um currículo decolonial. Para tanto, são discutidos conceitos de modernidade e pós-modernidade a partir da crítica ao pensamento eurocentrado. Explora a relação entre capitalismo, colonialidade e educação, indagando sobre o papel das instituições formadoras e docentes na proposição de currículos decolonais. Conclui ressaltando a importância de contemplar os anseios dos estudantes na proposição dos currículos no contexto universitário, relativizando o conhecimento eurocêntrico e considerando outras formas de pensar, aprender e ser.
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