Anúncios

CHAMADA PARA O DOSSIÊ - Vol. 03 N. 02 - Dossiê Intercultural: Língua Portuguesa e Língua Espanhola

2022-04-20

COORDENADO POR: Josenilce Rodrigues de Oliveira Barreto, Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e Digmar Elena Jiménez Agreda, Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Estudos Hispânicos e Latino-Americanos pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3), Professora Assistente no Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades (UFOB).

PERÍODO PARA SUBMISSÃO DOS TEXTOS: 20 de abril de 2022 a 20 de julho de 2022.
DATA DE PUBLICAÇÃO DO DOSSIÊ: 30 de setembro de 2022.

Saiba mais sobre CHAMADA PARA O DOSSIÊ - Vol. 03 N. 02 - Dossiê Intercultural: Língua Portuguesa e Língua Espanhola

Edição Atual

v. 3 n. 01 (2022): Making the colonial flee: Southern Cosmopolitanism in Critical Dialogue with the Global North
					Visualizar v. 3 n. 01 (2022): Making the colonial flee: Southern Cosmopolitanism in Critical Dialogue with the Global North

A Sul-Sul apresenta uma edição especial com seis textos, já publicados, mas que, agora, surgem vertidos para a língua inglesa. Com esse ato, o periódico amplia a sua internacionalização. É a revista atravessando fronteiras (e não são as fronteiras feitas para serem atravessadas?) como um corpo no mundo e com o mundo no seu entrecruzar de fluxos linguísticos e de compulsórias movências geopolíticas. Com a versão de parte do conteúdo da revista para a língua inglesa, pretendemos apostar em um cosmopolitismo subalterno de visada quase que clandestina. Um tráfico de textos do Sul para o Norte. Um contrabando de ideias. De pessoas autoras, muitas delas pesquisadoras em pequenas cidades do interior do Brasil. Perde o Norte global, como admoesta Boaventura de Sousa Santos, em pouco ou quase nada saber do Sul. Do Sul e desde o Sul. E a edição que ora ofertamos tem por propósito cobrir parte dessa lacuna de saberes.

Publicado: 2022-05-31
Ver Todas as Edições

A Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais é um periódico acadêmico quadrimestral vinculado ao Grupo de pesquisa Corpus Possíveis (CP/UFOB), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPHCHS/UFOB) e ao Centro das Humanidades (CEHU/UFOB). A revista se interessa por estudos e pesquisas realizados em uma perspectiva trans, multi e interdisciplinar, com atenção especial para as linhas temáticas a seguir: Linguagem, cultura e poder Sociedade, políticas públicas e sustentabilidade. Tais eixos temáticos estão em estreito diálogo com as linhas de pesquisa (Linhas 1 e 2) do PPGCHS. Outras temáticas também são bem-vindas, desde que preservem, contudo, abordagem interdisciplinar e que dialoguem com teorias críticas das Ciências Humanas e Sociais, a exemplo da De(s)colonialidade, da Pós-colonialidade, da Desconstrução, das pedagogias críticas, dos diversos feminismos, dos estudos sobre gênero e sexualidade, sobre raça/etnia, sobre capacitismo e deficiências etc. Além disso, abre-se espaço amplo para as pertinentes discussões no escopo das Ciências Humanas, Sociologia e Antropologia, Educação, Direitos Humanos dentre outros saberes que se preocupem em realizar uma investigação sobre questões de demanda social e política, como as políticas públicas e instituições que constituem o tecido coletivo, de modo a vislumbrar uma outra sociedade, com base na sustentabilidade e no respeito às diferenças.

CADASTRE-SE NO SISTEMA

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Indexadores: