CHAMADA DE TEXTOS: DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL - PRORROGAÇÃO
No contexto atual, práticas e discursos capitalistas moderno-coloniais permeiam o cenário educacional, influenciando leis, normativos jurídicos, políticas e projetos educacionais. A mercantilização do ensino, pautada no desenvolvimento de competências cognitivas em detrimento de uma formação cidadã e ética, torna-se evidente. Diante desse panorama, surge a necessidade de resistência e transformação.
Lançamos uma reflexão: como resistir à lógica neoliberal que precariza a formação e a existência? Como construir processos educativos insurgentes e transformadores em todos os níveis de ensino? O dossiê "Decolonialidade e Educação" busca reunir trabalhos que explorem essas questões, incentivando reflexões ontológicas, epistemológicas, metodológicas e filosóficas.
Os organizadores, Prof. Dr. Clayton da Silva Barcelos (UFOB), Prof. Dr. Atauan Soares de Queiroz (IFBA), e Profa. Dra. Juliana de Freitas Dias (UnB), convidam pesquisadores e educadores a compartilharem seus estudos e ensaios críticos inéditos. O dossiê acolherá trabalhos que abordem a interseccionalidade e a justiça social, com ênfase em temas como políticas educacionais, práticas pedagógicas, formação de professores e identidade de gênero.
O período de submissão está com prazo final para 15/05/2024. Espera-se que esta iniciativa promova um espaço de diálogo e reflexão, contribuindo para o avanço de práticas educacionais mais inclusivas, justas e alinhadas aos valores decoloniais.
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