Contribuições da interculturalidade crítica para a educação e a justiça social

Repensando o currículo e a formação docente

Autores

  • Ana Paula Souza Dos Anjos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB https://orcid.org/0000-0003-3934-0507
  • Marilde Queiroz Guedes UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA- UFOB

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1016

Palavras-chave:

Discriminações étnico-raciais, Interculturalidade crítica, Formação docente, Currículo

Resumo

As desigualdades sociais e educacionais e as discriminações étnico-raciais no Brasil constituem um dos maiores estigmas da colonização/colonialidade e têm desafiado educadores(as), pesquisadores(as), movimentos sociais e outros segmentos interessados na busca de alternativas teóricas, epistemológicas e políticas para compreender e enfrentá-las. Neste trabalho, propomos analisar epistemologicamente as possíveis contribuições da interculturalidade crítica para o currículo e a formação docente, tendo em vista o aceso à educação inclusiva e a justiça social. A reflexão apresentada é um recorte da base teórica da pesquisa de mestrado (dissertação) defendida em uma universidade federal do estado da Bahia. Para tanto, recorremos às contribuições teóricas de alguns(as) autores(as): Almeida (2019), Gomes (2008), Walsh (2012), Silva (2005), Lopes (2013), Nogueira (2017), Fraser (2002), dentre outros(as). Os achados da pesquisa apontaram que as discriminações étnico-raciais têm assumido novas faces e resultado em desigualdades sociais, econômicas, culturais, educacionais e limitado o acesso das pessoas negras a direitos fundamentais que constituem os pilares da justiça social. No que refere ao desenvolvimento de novas bases teóricas para a educação, a interculturalidade crítica tem sido vista como um paradigma em potencial para repensar o currículo e a formação docente, considerado o desenvolvimento de uma outra consciência sobre as relações étnico-raciais.

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Biografia do Autor

Ana Paula Souza Dos Anjos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Mestrado em Ciências Humanas e Sociais (UFOB/2021). Especialização em Coordenação Pedagógica (2019) pela UCAM e Metodologia de Ensino para Educação Profissional (2015) pela UNEB/SUPROF. Graduada em Ciências Contábeis (2014) e em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos (2009) pela Universidade do Estado da Bahia, Campus IX – Barreiras. Analista Universitária – Pedagoga da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IX. E-mail: apanjos@uneb.br. ORCID-ID: https://orcid.org/0000-0001-9192-0037

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/2172301374213738

Marilde Queiroz Guedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA- UFOB

Pós-Doutorado (Universidade de Lisboa, Lisboa/PT (2018), Doutora em Educação: Currículo - PUC-SP (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC-MG (1993). Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde - PE (1982). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru - PE (1985). Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Campus IX. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (UFOB). E-mail: mguedes@uneb.br, telefone (77) 99186 4216. ORCID-ID: https://orcid.org/0000-0002-9722-7505.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1353574837768991

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

ANJOS, Ana Paula Souza Dos; QUEIROZ GUEDES, Marilde. Contribuições da interculturalidade crítica para a educação e a justiça social: Repensando o currículo e a formação docente. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 31–50, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1016. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1016. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

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